Sesc São Paulo apresenta projeto que disponibiliza jogos para download gratuito

A programação traz ações socioeducativas por meio de narrativas plurais em videogame popular, iniciando com um ciclo de debates, em novembro

  • Data: 16/11/2020 10:11
  • Alterado: 16/11/2020 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo
Sesc São Paulo apresenta projeto que disponibiliza jogos para download gratuito

Sesc São Paulo apresenta “Lugar de Jogo”

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Sesc São Paulo realiza em parceria com a Game e Arte – Jaderson Souza e Tainá Felix – na curadoria, o projeto “Lugar de Jogo”, uma programação gratuita e em ambiente virtual, que reúne as interfaces dos videogames, da cultura, das tecnologias e artes pelo viés da pluralidade de narrativas desenvolvidas sob o olhar da diversidade. Além de jogos disponíveis para download, entre os dias 17 de novembro e 1º de dezembro, acontece o ciclo de debates pelo Centro de Pesquisa e Formação, com inscrições já abertas no portal: sescsp.org.br/cpf.

A proposta, com base em padrões não hegemônicos, é o estímulo à reflexão e construção de espaços de fala e escuta à diversidade e o protagonismo da representatividade popular, com recorte sobre as histórias das comunidades contadas por meio dos videogames.

Por essa perspectiva, foram selecionados 12 jogos de diferentes jogabilidades, narrativas e design criados por coletivos, estúdios e artistas de diversas regiões brasileiras. Nos dias 17, de novembro e dezembro de 2020 e dia 19 janeiro de 2021, os lotes mensais, com 4 jogos cada, ficam disponíveis para download na plataforma Sesc Digital: sescsp.org.br/lugardejogo.

Os Jogos – Programação de Novembro

Disponíveis a partir de 17 de novembro:

“Bright Days in Quarantine”

Estúdio Delta Arcade (RJ)

No mundo onde você tem que ficar em casa para ajudar a combater uma terrível pandemia, revisite hobbies antigos e encontre prazer nas pequenas coisas neste shelter – abrigo, jogo de sobrevivência

“Florescer”

Estúdio PugCorn (SP)

“Florescer” é um serious game – jogo sério, de abordagem educacional – desenvolvido em conjunto com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer. O objetivo é estimular a reflexão e a empatia dentro do tema da diversidade de gênero, vivendo a história da personagem adolescente trans Bia.

“Gardenia”

Estúdio Enric Llagostera (RS)

“Gardenia” é um jogo contemplativo e minimalista de construção territorial e pequenos mundos.

“Guardiões da Amazônia”

Estúdio Wolftiger Studios (PR)

“Guardiões da Amazônia” é um jogo estilo tower defense – defesa de torres –, em que o jogador defende a floresta, controlando fauna, flora e mitos contra as investidas de caçadores, agroquímicos e incendiários que querem desmatar e explorar a floresta amazônica.

Ciclo de Debates

Mesa 1 – Em jogo: Interfaces entre jogos, arte e cultura

Com Lúcia Leão e Flávia Gasi, mediação de Jaderson de Souza 17 de novembro, terça-feira, das 16h às 18h

Bate-papo acerca de possíveis compreensões sobre o conceito de jogo, terminologias, compreensão conceitual e processos de desenvolvimento, circulação e as possíveis interfaces entre jogos, arte e cultura pensadas para o ciclo de debates.

Mesa 2 – Videogames no ensino e produção acadêmica: quem pode criar jogos?

Com Alan Richard e Thais Weiller, mediação de Anitta Cavaleiro 19 de novembro, quinta-feira, das 16h às 18h

Nesta mesa, o diálogo envolve questões sobre o ensino, a produção acadêmica e as temáticas culturais nos games. Trata também de como as universidades têm preparado os alunos para lidar com pautas culturais e políticas no meio.

Mesa 3 – Jornalismo e mídia nos jogos digitais

Com Carol Costa e Luiz Queiroga, mediação de João Varella 24 de novembro, terça-feira, das 16h às 18h

Bate-papo sobre os impactos na construção do imaginário de jogadores e jogadoras a partir da produção de conteúdo em mídia especializada de jogos digitais. A mesa propõe uma reflexão acerca do papel fundamental da mídia na construção dos símbolos e valores culturais, para além de pautas ligadas apenas às lógicas comerciais da indústria de games.

Mesa 4 – Gênero, sexualidade e jogos

Com Lucas Goulart e Victória Invicta, mediação de Beatriz Blanco 26 de novembro, quinta-feira, das 16h às 18h

Bate-papo sobre as perspectivas atuais em relação à toxicidade das comunidades de jogos. Como alguns exemplos de jogos estão tratando pautas de gênero e sexualidade em seu design. E quais as relações entre o lugar de fala destes produtores com as obras.

Mesa 5 – Jogos, resistência e interseccionalidade

Com Julia Stateri e Eliane Bettocchi, mediação de Tainá Felix 1º de dezembro, terça-feira, das 16h às 18h

Este encontro apresenta possíveis relações entre jogos digitais e gênero, raça e classe. Debate maneiras de como as mecânicas de jogos se relacionam com ideologias e construções culturais de um lugar, assim como formas de potencializar discussões relacionadas às pautas de resistência a partir dos jogos digitais.

GAME E ARTE

A Game e Arte desenvolve ações socioeducativas na comunidade por meio dos videogames.

Jaderson Souza

Doutorando em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pelo Diversitas/FFLCH, Universidade de São Paulo. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fundador e presidente da Ong Jogos pela Educação, a qual evoluiu para a empresa Game e Arte, trazendo toda a experiência na área desde 2009.

Tainá Felix

Pós graduada em Gestão Cultural pelo Senac-SP Bacharel em Teatro pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma. Atuou como professora de iniciação teatral no Colégio Beka e como atrizmediadora da Oficina Livre de Teatro, na ONG Casa Clamor Cavanis. Parcerista no Edital de Games do Ministério da Cultura. E produtora dos jogos “A Nova Califórnia” e “Amora”.

SERVIÇO

LUGAR DE JOGO

Jogos disponíveis gratuitamente por 3 meses na plataforma Sesc Digital: sescsp.org.br/lugardejogo.

1º lote de 4 jogos: Dia 17 de novembro de 2020.

2º lote de 4 jogos: Dia 17 de dezembro de 2020.

3º lote de 4 jogos: Dia 19 de janeiro de 2021.

Ciclo de Debates

Inscrições no portal do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc: sescsp.org.br/cpf. Quando: De 17 de novembro a 1º de dezembro de 2020. Ter. e Qui., das 16h às 18h. Onde: Teams.

Quanto: Gratuito.

Classificação: 16 anos.

Capacidade: 50 vagas.

Compartilhar:

  • Data: 16/11/2020 10:11
  • Alterado:16/11/2020 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados