Sesc São Caetano retorna com sextas culturais celebrando “o chorinho”

Grandes grupos contam histórias, fazem homenagens, apresentam composições e interpretam grandes artistas no projeto “Choro Dentro de Casa”.

  • Data: 30/03/2022 16:03
  • Alterado: 30/03/2022 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
Sesc São Caetano retorna com sextas culturais celebrando “o chorinho”

Pina Davanzo recebe cumprimentos dos amigos e familiares pela sua atuação no espetáculo

Crédito:

Você está em:

A música nos faz relembrar e reviver momentos marcantes da vida, nos trazendo sensações únicas vividas, e ao longo das próximas sextas a partir das 20h o Sesc São Caetano proporciona ao público esse sentimento com o projeto Choro Dentro de Casa, onde a cada apresentação, projetos musicais contam histórias, apresentam novas composições, interpretam e realizam um tributo a personalidades do chorinho. E aproveita o mês de abril, para celebrar o estilo musical que surgiu em meados do século XIX no Rio de Janeiro – e que permanece até hoje em rodas que se espalham por todo o Brasil. Ritmo composto por instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro e flauta já foi representado por grandes artistas como Pixinguinha, Jacó do Bandolim e Chiquinha Gonzaga. Para todas as apresentações são necessárias a aquisição de ingressos nas bilheterias do Sesc.

As apresentações terão início dia 8, com o grupo “Choronas” no show “Cronologia do choro pela cronologia das Choronas” que em comemoração aos 25 anos de carreira do primeiro grupo de choro feminino do Brasil, pretende, a partir da seleção, em ordem cronológica, de doze músicas dos quatro CDs do grupo, falar sobre compositores, seus primeiros intérpretes, além de curiosidades da época.

A nova geração do choro está presente no dia 22 com o show de “O Choro é Delas – Água de Vintém convida Camila Silva e Wanessa Dourado” o conjunto piracicabano convida duas instrumentistas de destaque da nova geração do choro paulistano e os tradicionais solos de bandolim abrem espaço para o cavaquinho e o violino. Da pioneira Chiquinha Gonzaga à Xeina Barros, o show exalta a importância fundamental das mulheres na história do gênero.

 No dia 29, é “Izaias e Seus Chorões com o Choro em Memória”. Um dos grupos mais tradicionais do choro paulista resgata a história e a evolução do gênero, tocando seus maiores intérpretes dentre eles: Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ademilde Fonseca. O grupo compartilha com o público, memorias e acontecimentos vividos pelo conjunto e seus predecessores.

 Quem finaliza as sextas “Choro dentro de Casa” do Sesc São Caetano no dia 6 de maio é o músico, compositor, arranjador e produtor, Gian Correa que é considerado pela crítica como um dos maiores representantes do violão de 7 cordas na atualidade. E convida Henrique Araújo que representa atualmente importante referência no bandolim e cavaquinho no cenário musical do Brasil e, nesta apresentação, será convidado por Gian para um bate-bola musical. Neste encontro o duo tocará composições de chorões paulistas e clássicos do choro.

SERVIÇO:

Sesc São Caetano

Dias: 8, 22, 29 de Abril e 06 de Maio

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul

Duração: 60 minutos

Recomendação etária:  Livre

Retirada de ingressos na Rede Sesc

Compartilhar:

  • Data: 30/03/2022 04:03
  • Alterado:30/03/2022 16:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados