Sesc São Caetano quebra tabu com projeto “Ações para Cidadania”

Ação procura atentar público sobre necessidades básicas das mulheres

  • Data: 07/11/2022 09:11
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc São Caetano
Sesc São Caetano quebra tabu com projeto “Ações para Cidadania”

Sesc São Caetano coloca em pauta o tema “Pobreza Menstrual”

Crédito:Divulgação

Você está em:

Ao longo do tempo, o Sesc preserva o compromisso de proporcionar aos trabalhadores do setor, bem como à comunidade em geral, o acesso à cidadania por meio de programas socioeducativos, e assim criou o “Ações para a Cidadania”, entendendo que uma ação educativa, abrangendo os mais variados campos do conhecimento, das interrelações e da sensibilidade, é fundamental para a formação do indivíduo.

Com isso a unidade do Sesc São Caetano coloca em pauta o tema “Pobreza Menstrual”, e através de vídeos informativos, bate papo e oficina, abordará por meio dos pontos de vista sociológico, econômico e da promoção da saúde, a falta de acesso à produtos de higiene e saneamento básico que segundo a ONU, atinge aproximadamente 500 milhões de mulheres, que para suprir a falta de absorventes externos utilizam meios que causam desde infecções leves ou até doenças graves.

As ações que ocorrerão dia 9 de novembro, presencialmente na Associação Viva a diversidade em Diadema, Organização Não Governamental voltada a defesa dos direitos LGBTQIA+, contam com o apoio do “Projeto Sekihan”, e tem como idealizadora Tatiane Takiyama, mulher amarela, artista e ativista que com o intuito de apresentar artes e debates feitos por mulheres em saraus online, arrecadou verbas para compras de produtos menstruais para quem vive em situação de pobreza menstrual. E a partir das 19h, será mediadora do bate papo que discutirá temas desse universo.

O bate papo transdisciplinar abordará os temas “o que é pobreza menstrual, os tabus e as políticas públicas para o tema”. As convidadas são: a cantora e musicista Jéssica Rosa, que em suas canções busca causar reflexões sobre o autocuidado feminino. A socióloga Aline Ribeiro, pesquisadora da área de gênero e saúde, debatendo sobre ginecologia autônoma, menstruação, menopausa e envelhecimento. A ginecologista Carolina Yumi Fujimoto, médica formada pela Santa Casa de São Paulo, residente em ginecologia e obstetrícia e especialização reprodução humana pelo hospital das clínicas da FMUSP.

O Sesc preparou também uma oficina para “Confecção de kits menstruais sustentáveis em tecido”, todas as terças feiras de 1 a 22 de novembro às 19h, exceto dia 15 de novembro, nesta semana o encontro ocorrerá no dia 17 de novembro. Ministrada pela costureira, figurinista e aderecista, Rita Moraes, a oficina para criação e confecção de absorventes reutilizáveis de panos, além de explicar os impactos sociais e ambientais que essa prática de reutilização pode causar, também trará dicas de como empreender com estes produtos menstruais. Inscrições no sescsp.org.br

SERVIÇO: 

Sesc São Caetano

Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul  

Associação Viva a Diversidade

Local: Rua São Marcos 183 – Diadema – Centro

Dia: 9 de novembro às 19h

Recomendação etária: Livre

Ingressos:  grátis 

Telefone para informações: (11) 4223-8800

Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados