Sesc São Caetano acolhe a 2ª edição da ação em rede “Nós: criação, trabalho e cidadania”
Entre bate-papos, cursos, feiras e oficinas estão previstas 40 atividades gratuitas em 19 Unidades do Estado de SP que, em conjunto, pretendem contribuir para estimular a economia criativa
- Data: 15/03/2022 13:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Paulo
Nós: criação
Crédito:Divulgação
Em sua segunda edição – a primeira ocorreu no final de 2019 –, a ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania, realizada pelo Sesc São Paulo, tem, entre seus objetivos, dar destaque a iniciativas que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário. Em 2022, a programação conta com a participação de 19 Unidades (capital, região metropolitana, interior e litoral), onde serão realizadas 40 atividades, presenciais e on-line, gratuitas, entre 18 e 27 de março.
A iniciativa acontece após uma percepção: a partir de 2020, com a necessidade do isolamento social imposto pela pandemia, empreendimentos e pequenos produtores se depararam com demandas concretas de inclusão e de ampliação de seu repertório digital para não apenas manter contato entre seus pares, mas, também, para seguir com trocas de saberes, criar alternativas de comunicação ou mesmo iniciar a comercialização de seus produtos nas redes sociais. Neste ano, e com o gradativo retorno das ações presenciais, os produtores retomam suas atividades e carregam consigo um conjunto de experiências que fortaleceram o trabalho coletivo e sua readequação à realidade virtual.
Nesse contexto, as atividades integram uma programação da qual participam coletivos de empreendedores de periferias, cooperativas, grupos de consumo, organizações sociais, empreendimentos comunitários e de povos tradicionais, valorizando a inserção produtiva e a diversidade cultural. Presentes na programação das unidades do Sesc ao longo de todo o ano, essas ações se intensificam no Nós: criação, trabalho e cidadania, fortalecendo a troca de experiências, pensamentos e questionamentos que possam, ao circular mais amplamente, se constituir como elementos catalizadores de transformações, construções de conhecimentos e projetos entre os participantes.
Protocolos sanitários
Para ingressar nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina
.A partir de 8/2/22, crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).
É obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.
Para atividades com ingresso será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.
NÓS: CRIAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA EM NÚMEROS
19 Unidades envolvidas, sendo:
9 na Capital e Grande São Paulo
10 – Interior e Litoral
40 atividades, sendo:
12 oficinas
9 feiras
8 cursos
7 rodas de bate-papo
4 intervenções artísticas
Para conferir a programação completa em todas as uniades, acesse www.sescsp.org.br/projetos/nos/
PROGRAMAÇÃO SESC SÃO CAETANO
Feiras
MOSTRA AGROECOLÓGICA – CIRCUITOS SUSTENTÁVEIS
Projeto de fomento das cadeias produtivas na agricultura orgânica e agroecológica. A mostra agroecológica convida agricultores locais e de outras regiões do Estado a apresentarem seus produtos oriundos de técnicas de preservação do solo e da biodiversidade. Com Coopafasb, Ideia Natural e Terra Viva.
Dias 19 e 26/3, sábados, das 10h às 15h
Local: Convivência
MOSTRA – ABC DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentará algumas iniciativas de economia solidária realizadas na região do ABC. São trabalhos diversos de sustentabilidade com a venda de orgânicos, empreendimentos de saúde mental, artesanato, finanças solidárias e alimentação na geração de renda.
Dias 19 e 26/3, sábados, das 10h às 15h
Local: Convivência
Curso
COMUNICAÇÃO E MARKETING SOLIDÁRIO
Dar início ao próprio negócio é, para muitas pessoas, a melhor ou a única escolha. Como se destacar e conseguir vender seu produto ou serviço, mantendo os princípios da economia solidária? Pensando nisso, o curso abordará tópicos como comunicação e marketing na perspectiva da economia solidária, tendo, enquanto foco, o cooperar, a solidariedade e a atuação em rede. São 26 horas de curso, distribuídas em 13 encontros. Com Diego Veiga e Mayara Kise.
Início: 21/3, das 19h às 21h