Sesc Santo André e São Caetano iniciam projeto de retomada das atividades
Reabertura contará com diversas medidas de segurança e alterações. Confira quais são as ações impostas e quais atividades voltam a funcionar
- Data: 30/08/2020 08:08
- Alterado: 30/08/2020 08:08
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Sesc SP
Crédito:
Após cinco meses da suspensão de atividades e atendimentos presenciais, o Sesc Santo André e São Caetano anunciaram uma retomada parcial das atividades, estas voltadas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida.
Além dos citados anteriormente, também voltam a ser atendidos os pacientes das Clínicas Odontológicas, estes que tiveram o tratamento interrompido por conta da pandemia da Covid-19. Importante lembrar que todas as atividades devem ser agendadas antes, para evitar a aglomeração de pessoas no interior das unidades do Sesc.
Ademais, o número de atendimentos presenciais também foi reduzido, as salas passaram por adaptações e equipamentos de proteção individual (EPIs) foram adquiridos. Outro ponto a ser lembrado, é que pessoas com mais de 59 anos e as do grupo de risco não poderão ir ao Sesc.
Os profissionais das unidades também iniciaram treinamento com base nos protocolos de segurança em saúde, higiene e comportamento. Além disso, o Sesc reduziu a jornada de trabalho presencial para 6 horas, bem como, está ofertando máscaras PPF2, avental de TNT, luvas e protetores faciais aos seus colaboradores.
Além das duas unidades do ABC, as outras instituições devem retomar às atividades, sempre com base na classificação que os municípios, nos quais estão instaladas, estejam no Plano São Paulo.
Conforme forem voltando, as unidades serão sinalizadas com recomendações de autocuidado e segurança, além de marcações que orientam o distanciamento físico em todos os pontos do Sesc, bem como, medição de temperatura na entrada. Outras medidas são:
· Álcool em gel e desinfetante serão disponibilizados;
· Vestiários não serão utilizados para banho e troca de roupa;
· Sanitários com oferta reduzida;
· Equipes de limpeza intensificadas;
· Estacionamentos com sistema automatizado para tíquetes;
· 50% das vagas no estacionamento, sempre intercaladas;
· Comedorias permanecem fechadas;
· Bebedouros disponíveis apenas para abastecimento de recipientes.
Com tantas medidas de segurança necessárias e aplicadas, o melhor é conferir separadamente como irá agir cada área que está retomando as atividades nas unidades do ABC, por exemplo, a Ginástica e a Odontologia.
Ginástica Multifuncional
Para os alunos que participam das aulas, é obrigatório o uso de máscara de proteção, inclusive durante a prática dos exercícios. Como dito anteriormente, só podem retornar nesse primeiro momento os alunos entre 12 e 59 anos, grupo de risco, por enquanto, não.
O número de pessoas por turma sofrerá alteração, assim o distanciamento entre cada aluno será de 8m². Lembre-se, para agendar a aula é preciso utilizar e-mail, SMS ou contato telefônico.
Outras duas mudanças dizem respeito à mensalidade e exames clínicos de habilitação, com relação ao primeiro ponto, não será cobrado nenhum valor agora; quanto ao segundo, os exames são obrigatórios.
Odontologia
Este serviço, logo no começo, estava restrito apenas às urgências, principalmente, por conta do possível contágio presente nesses locais. Agora, os pacientes que tiveram seus tratamentos interrompidos, devem aguardar uma ligação dos atendentes do Sesc, estes que vão tratar sobre o agendamento das consultas.
Importante dizer que o número de consultas diário será reduzido, os pacientes devem ir sozinhos – o ideal é levar acompanhante apenas em casos necessários –, o uso de máscara e o distanciamento é obrigatório aos demais frequentadores do espaço.
Para evitar aglomeração e riscos, o retorno será gradual, feito em três etapas. A primeira atenderá os clientes em urgência e tratamentos que dependem de intervenção clínica; a segunda ampliará para os procedimentos cirúrgicos (lembre-se, grupo de risco ainda não será atendido); enquanto na terceira serão retomados todos os atendimentos para todos os pacientes com inscrição.
Credencial Sesc
A credencial é item necessário nas dependências do Sesc, porém, nesse tempo de pandemia, muita gente ficou confusa quanto à validade da carteirinha. Por isso, o Sesc disponibilizou, gratuitamente, o aplicativo Credencial Sesc SP, que pode ser baixado no Google Play e App Store.
Já adianto, os alunos da Ginástica, cuja o documento expirou, terão sua validade prorrogada até o dia 31 de outubro. A mesma situação se aplica aos pacientes que estavam em tratamento na área da Odontologia.
Agora, caso você ainda não tenha a credencial Plena do Sesc, é bom se atentar às regras sobre quem pode obter a carteirinha. Estão permitidas, pessoas que trabalham com registro em carteira profissional nos setores de comércio, serviços e turismo, que estagiam, jovens aprendizes, as que atuam de forma temporária, pessoas desempregadas há até 24 meses, bem como, as que se aposentaram nessas áreas.
Ações do Sesc durante isolamento
Durante o tempo em que as atividades presenciais estavam interrompidas, o Sesc criou uma agenda de transmissões ao vivo, o nome dado foi #EmCasaComSesc. Claro, que assim como as atividades que ocorrem nas unidades, as transmissões foram recheadas de programações, por exemplo:
· Apresentações musicais;
· Experimentações cênicas;
· Exibições de filmes;
· Apresentações para crianças;
· Debates;
· Bate-papos;
· Treinos esportivos.
Outro ponto criado especialmente para o período de pandemia, foi o perfil do Instagram @EsporteSescSP. Na página é possível encontrar dicas, aulas e informações sobre esporte, atividade física, alimentação saudável e cultura esportiva.
Para os amantes de esporte, também há o canal do Youtube Sesc São Paulo, com a série Em Pauta. Os conteúdos são voltados para entrevistas com atletas e esportistas sobre diversos temas do universo esportivo.
Claro que com uma agenda tão vasta, essa interação foi o que faltava para que o Sesc expandisse, de uma vez, as atividades no universo digital – outro ponto para isso, foi o lançamento da Plataforma Sesc Digital.
Durante o enfrentamento da crise, a instituição também adotou uma série de iniciativas para ajudar, por exemplo, a doação de alimentos perecíveis e itens de proteção utilizados nas clínicas odontológicas, para serviços públicos de saúde e assistência; a produção e distribuição de protetores faciais de acetato e máscaras artesanais de tecido; a promoção de saúde e bem-estar com ações educativas nas áreas; e a continuação do programa Mesa Brasil, este que realizou a doação de 55 mil cestas básicas, mais os produtos de higiene e limpeza.
Horários de Funcionamento:
Unidades do estado
Terça a sexta-feira, das 14h às 20h.
Aos sábados, das 10h às 14h.
Fechados aos domingos.
Sesc Carmo
segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Sesc Florêncio de Abreu
segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
Sesc Itaquera e Sesc Interlagos
Reabrem para atividades de parque de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h.
As carretas do OdontoSesc irão funcionar de terça a sábado, das 10h às 16h.
CineSesc e Centro de Pesquisa e Formação (CPF)
Permanecem fechados.
Colônia de Férias Sesc Bertioga
Início das atividades de hospedagem a partir de 8 de setembro;
A unidade local do OdontoSesc funcionará de terça a sábado, das 10h às 16h;
Day Use e atendimentos à comunidade permanecem suspensos. Serão atendidos exclusivamente os hóspedes que estiverem hospedados na temporada.