Sesc Santo Amaro recebe espetáculo: “10 anos em 8 meio”

Com livre inspiração em filmes clássicos e coreografias estruturadas, a cia. transporta o público em uma ordem cronológica de acontecimentos e sensações

  • Data: 22/04/2022 08:04
  • Alterado: 17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: SESC
Sesc Santo Amaro recebe espetáculo: “10 anos em 8 meio”

Cena do espetáculo de dança contemporânea “10 anos em 8 e meio”

Crédito:Clarissa Lambert

Você está em:

A programação de abril do Sesc Santo Amaro recebe o espetáculo “10 anos em 8 e meio”, uma idealização do Projeto Mov_oLA, em 29 de abril, sexta-feira, às 21h, no Teatro. Os ingressos ficam disponíveis on-line no Portal Sesc a partir do dia 26, às 14h; a venda presencial tem início no dia seguinte, 27, às 17h.

O mais recente trabalho do grupo, dirigido pelo coreógrafo e videomaker Alex Soares, coloca novamente um filme clássico como ponto de partida para mergulhar nos seus dez anos de trajetória. Em “10 anos em 8 e meio”, Soares usa o filme 8 e ½ (1963), de Federico Fellini (1920-1985), para buscar formas de entrelaçar dança e cinema assim como aconteceu em “Devolve 2 horas da minha vida”, coreografia que estreou em 2016 (vencedora do prêmio APCA de melhor espetáculo), inspirada em Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock (1899-1980). O novo espetáculo evoca cenas de diferentes coreografias para revisitar sua atuação.

O título do filme de Fellini é uma referência ao número de trabalhos que o diretor já havia rodado até então, o “meio” se refere a sua participação em Amore in Città (1953), composto por episódios de diferentes diretores. Em 8 ½, Marcello Mastroiani (1924-1996) é Guido Anselmi, um cineasta de grande sucesso em crise de inspiração. Perdido em um alucinante set de filmagem, dirige cenas de sua própria vida, em que personagens surgem de suas memórias e fantasias: o pai, a mãe, o produtor, a igreja, amigos e desafetos. Tudo embalado pela trilha de Nino Rota.

É com esse olhar para rever sua história e suas criações, que o espetáculo também se aproxima de Fellini. “A pesquisa se apropria da premissa do filme para tentar, de alguma maneira, conciliar os conflitos de todas as criações anteriores do Projeto Mov_oLA em uma nova obra”, afirma Alex. A ideia é trazer para a cena um ambiente em que realidades se entrelaçam – a camada da criação de uma peça de dança se funde com a própria cena apresentada. “Como no filme, sondamos as coreografias, como elas se transformaram no que foram apresentadas, com suas qualidades e seus defeitos“, reitera o diretor.

SOBRE O PROJETO Mov_oLA

Criado em 2008, trata-se de um projeto de criação multimídia em dança contemporânea idealizado por Alex Soares que se inspirou no conceito das antigas moviolas – máquinas que permitiram editar os filmes com a chegada do cinema sonoro – transformando as fotografias em movimento total, para integrar a dança com outros formatos digitais e redes sociais, por meio da internet, da videodança e das artes visuais. 

Com o apoio de um núcleo de artistas, divididos entre associados e colaboradores para produções específicas, funciona como uma incubadora de projetos que busca propostas inéditas, com o intuito de fortalecer e agregar novas plateias para o cenário da dança contemporânea.

SOBRE O DIRETOR

Alex Soares é coreógrafo e videomaker residente em São Paulo. Trabalhou com as principais companhias de dança nacionais, como o Balé Teatro Guaíra (PR), Balé da Cidade de Niterói (RJ), Balé Teatro Castro Alves (BA), Cia Sesc de Dança (MG), Ribeirão Preto Cia de Dança (SP), Corpo de Baile do Amazonas (AM) e Balé da Cidade de São Paulo (SP). Também fez trabalhos internacionais para as seguintes companhias: Noord Nederlandse Dans (Groningen, Holanda), Northwest Dance Project (Portland, EUA), Balé Nacional Chileno (Santiago, Chile) e a Hubbard Street Dance Chicago (EUA).

Criou e dirige o Projeto Mov_oLA, plataforma de criação artística que ganhou dois prêmios APCA de dança, foi vencedor do prêmio de júri do Guia Folha de São Paulo, vencedor do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura e também foi finalista do prêmio da revista Bravo!.

FICHA TÉCNICA

Direção e Concepção: Alex Soares

Elenco: Gleysson Moreira, Gulherme Riku, Maria Basulto e Wilson Aguiar.

Bailarinas Convidadas: Caroline Zitto, Natacha Takahashi e Victoria Cavalcante

Trilha sonora e Vídeos: Alex Soares – a partir do original de Nino Rota

Design de Luz: Alexandre Zullu

Cenário: Wilson Aguiar

Figurino: Cassiano Grandi

Operação de Luz: Alexandre Zullu

Fotografia: Clarissa Lambert

Produção Executiva: Leo Mattos | Filemon 7 Produção Ltda.

Captação do Video: Estudio Moshimoshi

Libras: Vida traduções

SERVIÇO

ESPETÁCULO: 10 ANOS E MEIO, COM PROJETO MOV_OLA

Quando: dia 29 de abril, sexta-feira, às 21h

Local: Teatro – 279 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Ingressos: disponíveis a partir de 26/04, às 14h, em sescsp.org.br e em 27/04, 17h, em toda rede Sesc. R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (estudantes, +60 anos e aposentados, pessoas com deficiência e servidores da escola pública e Credencial Plena válida: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes). 

Compartilhar:

  • Data: 22/04/2022 08:04
  • Alterado:17/08/2023 05:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: SESC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados