Sesc lança Caminhos da Agricultura no ABCDMRR
Projeto publicará vídeos que abordam a realidade dos agricultores urbanos da região
- Data: 30/09/2020 17:09
- Alterado: 30/09/2020 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc
Sescs Santo André e São Caetano lançam Caminhos da Agricultura.
Crédito:Divulgação
Hortas e cidade combinam? Produtores agrícolas urbanos e peri-urbanos contam suas experiências na organização em rede do trabalho com agricultura orgânica nos municípios. Na quarta-feira, 7 de outubro, às 15h, o primeiro episódio da série Caminhos da Agricultura no ABCDMRR estará disponível nos canais do YouTube dos Sescs Santo André e São Caetano.
CAMINHOS DA AGRICULTURA NO ABCDMRR
As hortas urbanas são espaços da cidade que foram ocupados para cultivo de frutas, verduras e hortaliças. Isto gera aspectos positivos no aproveitamento de áreas urbanas, ajuda o meio-ambiente e a saúde e contribui para a economia local e geração de empregos.
O projeto Caminhos da Agricultura no ABCDMRR visa mapear essas hortas urbanas com o objetivo de criar uma rede de conexões com os agricultores da região. Uma longa pesquisa sobre as origens da agricultura urbana no ABC foi feita, buscando, também, políticas municipais de incentivo às hortas comunitárias.
EXIBIÇÃO
Serão, ao todo, 12 miniprogramas divididos em vídeos postados semanalmente, sempre quarta às 15h, nos canais do YouTube dos Sescs Santo André e São Caetano. Ao final das publicações, um e-book será lançado juntamente com o documentário final “A agricultura no ABC em tempos de pandemia”.
Os vídeos serão divididos em séries que abordarão diferentes assuntos a partir do depoimento de agricultores da região. Os temas são: a organização em rede e autonomia dos agricultores, manejo agroecológico, estratégias de comercialização e usos das redes sociais, e, por fim, mobilizações comunitárias e conhecimentos populares.
Os agricultores que contribuíram para o projeto foram AAZL (Zona Leste de São Paulo), APROATE (Mogi das Cruzes), Quintal Itinerante (São Caetano), Ideia Natural (Mauá), Margarida Amorim – agricultora de quintal, Santo André, Horta Campo Verde (Santo André), Horta das Nações (Santo André), Projeto Shalom (São Bernardo) e PermaperifaABC (ABCDMRR). E, dois grupos de consumo consciente da região: CRU Solo, coletivo Rural Urbano de Diadema, e, Associação de Consumo de Santo André.