Sesc Belenzinho promove “Caminhos possíveis para uma qualidade de vida melhor”

Atividade ministrada pela psicanalista Silmara Meireles integra a programação do Inspira – Ações para uma vida saudável, projeto do Sesc São Paulo

  • Data: 05/04/2022 12:04
  • Alterado: 17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Belenzinho
Sesc Belenzinho promove “Caminhos possíveis para uma qualidade de vida melhor”

Caminhos possíveis para uma qualidade de vida melhor.

Crédito:Marcos Stefanin

Você está em:

No dia 7 de abril de 2022, o Sesc Belenzinho promove a roda de conversa Caminhos possíveis para uma qualidade de vida melhor. Ministrada pela psicóloga e psicanalista Silmara Meireles, a atividade gratuita ocorre quinta, às 14h.

Ao longo da conversa, serão trazidas oportunidades de reflexão sobre como cuidar da saúde mental e emocional, seja individualmente ou nas relações pessoais, sociais e de trabalho. O objetivo é oferecer um espaço de acolhimento e escuta, além da construção coletiva de recursos que favoreçam a qualidade de vida e a saúde mental dos participantes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2016), saúde mental trata-se de uma condição de bem-estar na qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, ou seja, seus recursos internos, para lidar com o estresse do dia a dia, ser produtivo e contribuir com sua comunidade.

Ainda segundo a OMS (2016), diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos, entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos.

Em tempos de pandemia, o sofrimento psíquico ou mental tornou-se uma preocupação emergencial em decorrência das experiências coletivas e individuais vivenciadas em situações de luto real e simbólico, mudanças de hábitos, isolamento social e outras situações que contribuíram para o adoecimento e comprometimento da qualidade de vida de milhões de pessoas.

Dessa forma, a atividade, que integra a quinta edição do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável, busca construir coletivamente formas criativas para lidar com as questões ocasionadas pelos tempos atuais.

Silmara Meireles é psicóloga e psicanalista clínica há mais de 20 anos, especialista em Rede de Apoio em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia da Educação pela Unicamp. Atua como coordenadora de Programas de Saúde Emocional de Crianças no 3º setor pela ASEC- Associação pela Saúde Emocional de Crianças e é professora de Saúde Emocional na FGV EESP. Desenvolveu várias oficinas em unidades Sesc com temas permeados pela saúde emocional e qualidade de vida. É coordenadora geral do curso online Saúde Mental em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia pelo UNICEF.

SOBRE O INSPIRA – AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

No mês de celebração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Sesc São Paulo promove a quinta edição doprojeto Inspira – Ações para uma vida saudável, com programação especial dedicada ao tema que transcende o trabalho desenvolvido pela instituição: suas 40 unidades no estado recebem, de 5 a 17 de abril, mais de 100 atividades que dialogam com o conceito de estímulo a hábitos saudáveis e a importância da promoção da saúde para o bem-estar.

Este ano, as atividades buscam promover reflexões sobre a qualidade de vida em seus diversos contextos e significados das relações humanas, em especial sob o tripé indivíduo-sociedade-trabalho. Para isso, o Sesc promove uma série de bate-papos, palestras, exibições, oficinas, cursos e vivências com diversos especialistas, instituições e coletivos, em encontros presenciais e virtuais. Temas como bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, com a família, amigos e colegas de trabalho ou de estudos, além de saúde e educação, serão abordados. Tudo de graça e para o público de todas as idades.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIDADE

Apresentação do comprovante de vacina

Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Desde dezembro de 2021, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

Máscaras

Recomendamos o uso de máscaras, cobrindo adequadamente boca e nariz.

CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR

Com Silmara Meirelles

Dia 7 de abril de 2022. Quinta, 14h

Local: Sala de Oficinas 3

Grátis, sem retirada de senhas

Recomendação etária: 16 anos

Duração: 90 minutos

Sesc Belenzinho

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.

Compartilhar:

  • Data: 05/04/2022 12:04
  • Alterado:17/08/2023 06:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Belenzinho









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados