ABC São Paulo

Sesc Avenida Paulista apresenta atividades integradas à exposição “Cartas ao Mundo”

Instalação de Cyril Lancelin e encontros educativos complementam a programação da exposição criada por Bia Lessa, inspirada na obra de Glauber Rocha

  • Data: 10/05/2022 14:05
  • Alterado: 17/08/2023 04:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Avenida Paulista
Sesc Avenida Paulista apresenta atividades integradas à exposição “Cartas ao Mundo”

Black Sun

Crédito:Carol Vidal

O Sesc Avenida Paulista promove atividades integradas à exposição-manifesto Cartas ao Mundo, criada por Bia Lessa, em cartaz até o dia 29 de maio. A mostra crítica, inspirada na obra de Glauber Rocha, modifica-se diariamente, várias vezes ao dia, incluindo diferentes montagens do ambiente expositivo, exibições de filmes, performances e cortejos contestadores na Avenida Paulista. Além dessa programação, a instituição promove ações educativas paralelas e gratuitas. 

Black Sun, obra de de Cyril Lancelin, ocupa a área externa do Sesc, até o dia 29 de maio, aos domingos, das 10h às 16h. Lancelin é um artista francês que combina tecnologia e arte, misturando ficção e realidade. O trabalho, em grande escala, convida o público a questionar a sua própria relação com o ambiente construído. Ele cria estruturas complexas e, com a ajuda de um software de computador, imerge essas estruturas num cenário realista.

Todas as instalações físicas do artista estão associadas à relação com o corpo humano, sendo questionada a escala e a identidade de cada imagem social. Seus projetos destacam a “nuvem social”, que define a vida diária dos humanos. As instalações de Lancelin foram exibidas em instituições públicas e privadas em todo o mundo, como China, Oriente Médio, Europa, América do Sul e EUA.

No encontro Ações Inclusivas: proposta de Acessibilidade Comunicacional em Exposições, com Amanda Tojal e Claudia Aoki, dia 11 de maio, das 19h às 22h, serão abordados conteúdos referentes às questões de planejamento de Projetos de Acessibilidade Comunicacional em Exposições e Instituições Culturais e exemplos de programas de acessibilidade implantados nos últimos anos. Também serão apresentados os recursos de acessibilidade desenvolvidos especialmente para Cartas ao Mundo – Ações Inclusivas e as mediações que estão sendo realizadas com esses recursos para os públicos, com e sem deficiência*. 

Amanda Tojal é museóloga e educadora de museus. Graduada em Educação Artística pela Faculdade Armando Álvares Penteado e Pós-graduada em Museologia pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Artes e Doutora em Ciências da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Claudia Aoki é Assistente de consultoria em acessibilidade cultural e produção de recursos de acessibilidade em exposições e instituições educativas e culturais. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNICID-Universidade Cidade de São Paulo, técnica contábil com especialidade em gerenciamento financeiro e administrativo.

No dia 21, sábado, das 14h às 16h, acontece o evento online Partilha Pedagógica, com Ka Gestão em Arte, Cultura e Educação. Serão coletadas histórias com os professores sobre suas experiências com as linguagens de cenografia, teatro e cinema em contexto com o Brasil que Glauber traz, sobre a fúria e as emergências. Como prática, ocorrerá a proposição em grupo com as questões recolhidas na etapa anterior, trazendo ao corpo, os gestos e a respiração, e principalmente a consciência das experiências anunciadas. 

A Ka Gestão em Arte, Cultura e Educação é formada por artistas educadores. Partem do princípio de que todo cidadão é um artista ao desenvolver sua criatividade e atuar em sua comunidade. Acreditam na arte como um campo político de ação que possibilita a reorganização social e desejam promover, por meio da educação não formal, ações que gerem o encontro, a criação coletiva de idéias e a inserção cultural, fomentando a produção e discussão no contexto artístico e educacional.

Serviço

Instalação Black Sun, de Cyril Lancelin
Ação externa
De 1 a 29/5, domingos, das 10h30 às 16h
Livre

Ações Inclusivas: proposta de Acessibilidade Comunicacional em Exposições, com Amanda Tojal e Claudia Aoki
Lab 2 – ETA – 4º Andar
Dia 11 de maio, das 19h às 22h
Livre
Até 30 pessoas
Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade. 

Partilha Pedagógica, com Ka Gestão em Arte, Cultura e Educação
Ação online
Dia 21/5, sábado, das 14h às 16h
Não recomendado para menores de 18 anos
Até 20 pessoas
Inscrições no site do Sesc a partir de 17/05 às 14h

Exposição Cartas ao Mundo
Quando: até  29 de maio de 2022, terça a sexta, das 12h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 18h30.
Local: Praça (Térreo).
Classificação etária: Livre.
Grátis.
Agendamento de grupos: agendamento.avenidapaulista@sescsp.org.br 

Terças 

12h Exposição Asfixia

19h30 Exibição do filme Asfixia

20h45 Exposição Mercadoria

Quartas

12h Exposição Mercadoria

19h30 Exibição do filme Mercadoria

20h45 Exposição O Comum

Quintas

12h Exposição O Comum

19h30 Exibição do filme O Comum

21h05 Exposição Asfixia

Sextas

12h Exposição Asfixia

19h30 Exibição do filme Asfixia

20h45 Exposição Mercadoria

Sábados

10h45 Exposição Asfixia

12h Exibição do filme Asfixia

13h15 Exposição Mercadoria

14h30 Exibição do filme Mercadoria

15h45 Exposição O Comum

17h Exibição do filme O Comum

Domingos

10h45 Exposição Asfixia

12h Exibição do filme Asfixia

13h Exposição Mercadoria

13h Cortejo

14h30 Exibição do filme Mercadoria

15h45 Exposição O Comum

17h Exibição do filme O Comum

Horário de funcionamento da unidade:  

Terça a sexta, das 10h às 21h30.  

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.  

É necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose, pessoas a partir de 12 anos, das duas doses (ou dose única), além de documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.  

Compartilhar:

  • Data: 10/05/2022 02:05
  • Alterado: 17/08/2023 04:08
  • Redação
  • Sesc Avenida Paulista









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados