Servidores começam a receber capacitação para utilizar o programa SP Sem Papel
A tecnologia é da Prodesp e o processo de qualificação dos funcionários é da Fundação Vanzolini
- Data: 18/07/2019 11:07
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prodesp
Crédito:reprodução/ youtube Prodesp SP Sem Papel
Os servidores públicos estaduais das secretarias da Educação e do Governo vão receber formação para aprender a navegar pelo portal SP Sem Papel, novo programa do governo de São Paulo, que prevê a eliminação gradativa do uso de papel nos trâmites da administração estadual e na relação do Governo com os municípios e cidadãos. A capacitação acontecerá entre os dias 17 e 19 de julho nos polos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).
O SP Sem Papel é um marco na história da administração estadual, pois além de reduzir drasticamente o uso de papéis, aproveita todo potencial das tecnologias digitais para dar mais agilidade no atendimento de processos e demandas da administração pública.
A implantação está sendo feita pela Prodesp por etapas e deverá ser concluída em todos os órgãos e secretarias do Estado ainda em 2019. Nessa primeira fase de programa seis secretarias serão contempladas: Educação, Governo, Casa Civil, Saúde, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Regional, além da própria Prodesp. No próximo mês de agosto o SP Sem Papel chegará às secretarias de Educação e de Governo.
De acordo com o presidente da Prodesp, André Arruda, o portal SP Sem Papel dará mais transparência ao trâmite dos documentos, permitindo pesquisa simplificada em tempo real.
“O sistema vai facilitar o trabalho dos servidores, através da elaboração de documentos a partir de modelos padronizados. Além disso, ele garante maior confiabilidade, pois a autenticidade dos documentos será assegurada por meio de assinatura digital – única ou em lote”, afirma.
Para assegurar o sucesso do programa, os servidores de todas as áreas do Governo serão habilitados para conduzir a iniciativa. Um amplo sistema foi desenvolvido e está sendo aplicado pela Fundação Vanzolini.
Até a próxima sexta-feira (19), a Fundação vai ministrar aulas presenciais para formar multiplicadores do portal SP Sem Papel. O curso, que tem duração de oito horas, com formação de quatro turmas por dia, vai ajudar os funcionários a navegar pelo sistema para aprender a produzir trâmites internos totalmente digitais.
Além da formação presencial, também será disponibilizado um ambiente virtual de aprendizagem com tutoriais de navegação pelo sistema, cursos de apoio aos formadores e de habilitação para os servidores em geral.
Após a implantação do modelo digital, a Fundação Vanzolini vai manter uma operação assistida com apoio presencial de duas semanas em cada secretaria e realizar webconferências para responder dúvidas.