Senac São Paulo reúne influenciadores para promover conversas entre jovens e famílias

Sustentabilidade, saúde mental e tecnologia serão alguns dos temas do Conecta Escola Senac deste ano, que será transmitido de 5 a 7 de outubro, pelo canal do YouTube da instituição

  • Data: 30/09/2021 11:09
  • Alterado: 30/09/2021 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Senac
Senac São Paulo reúne influenciadores para promover conversas entre jovens e famílias

Senac

Crédito:Reprodução

Você está em:

Após mais de um ano e meio de pandemia, é evidente que a rotina de todos mudou drasticamente, assim como as relações interpessoais. Para os jovens, sobretudo aqueles em idade escolar ou em vias de escolher qual carreira seguir, muitos assuntos passaram a fazer parte desse “novo normal” nas famílias.

Com o objetivo de facilitar essas conversas e apresentar a proposta educacional do Ensino Médio Técnico, que tem como um de seus pilares a formação cidadã do estudante, a instituição realizará, de 5 a 7 de outubro, o evento on-line Conecta Escola Senac , que nesta edição terá como tema “Nós para o Futuro”. Os conteúdos centrais da programação vão de cultura gamer à diminuição de desigualdades sociais. Para isso, o Senac São Paulo convidou um time de influenciadores de diversas áreas para abrir espaços de diálogo e esclarecimento. Todas as transmissões acontecem no canal do YouTube do Senac São Paulo e contarão com a participação de alunos e professores, compartilhando os projetos que desenvolvem.

A adolescência, por si só, já é um momento bastante desafiador e, durante a pandemia, percebemos que esta fase demandou uma série de adaptações ainda mais rápidas para o jovem, que se viu com a necessidade de externar e dialogar sobre temas mais profundos e delicados, com amigos, educadores e familiares, ainda que à distância. É importante a escola, o estudante e a família estarem conectados, formando uma rede de apoio. E é exatamente essa a experiência que propomos por meio do Jeito Senac de Educar”, avalia a gerente de desenvolvimento e responsável pelo Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, Melina Sanjar.

No dia 5 de outubro, às 16 horas, o ator, músico, empresário, produtor e diretor, Mauro Sousa, estará na live “Sempre cabe mais gente na turma”, junto com sua irmã, Marina Sousa, roteirista e diretora de conteúdo da Maurício de Sousa Produções. Filhos do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, o papo promete abordar formas como a diversidade é trazida para a indústria criativa na criação de novos personagens, projetos e conteúdos, compartilhar a trajetória e a rotina profissional e entender como a Maurício de Sousa Produções expande os universos da Turma da Mônica para outras linguagens além do gibi.

No mesmo dia, às 19 horas entra em cena “As juventudes como sementes de mudança”, com a ativista indígena Hamangai. Ela compartilhará sua visão sobre a proteção do meio ambiente a partir de sua história, tradição e pesquisa, respeito aos direitos e tradições indígenas, discutir a diversidade no campo da pesquisa acadêmica e como ela leva os conhecimentos dos povos tradicionais para a universidade. Hamangai é líder do Engajamundo, organização de jovens que busca se aproximar de discussões políticas e já representou o grupo na Cúpula dos Jovens Ativistas, em 2019, na Suíça, e a Conferência da ONU para o Clima, em 2018, na Polônia.

Em 6 de outubro, às 16 horas, será a vez de Edu Lyra, referência no campo do empreendedorismo social e responsável pelo Instituto Gerando Falcões, organização sem fins lucrativos que viabiliza projetos de impacto social em periferias e favelas. Nesta oportunidade, será possível descobrir como é sua rotina de trabalho no terceiro setor para desenvolver e apoiar projetos que visam a diminuição das desigualdades sociais.

No mesmo dia, às 19 horas, a rapper MC Soffia estará à frente da live “Minha rima tem poder”, com direito a um pocket show exclusivo para os participantes. Ativista contra o racismo, machismo e desigualdades sociais, ela traz em suas composições a realidade das periferias brasileiras. Tudo isso, com apenas 17 anos. Ela, que cantou na abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, promete discutir o rap como amplificador da voz de juventudes brasileiras e como exerce seu ativismo contra diversas formas de preconceitos em suas letras e clipes.

No último dia da programação, 7 de outubro, às 16 horas, a produtora de conteúdo, Andreza Delgado, traz o tema “Tem que ter conteúdo”. Ela irá compartilhar como criar e manter ações de impacto e atrair a atenção do público para temas relevantes para a sociedade por meio das redes sociais. O papo ainda debaterá o acesso da periferia à cultura gamer e questões de gênero e raça no universo dos jogos on-line.

 às 19 horas e para encerrar o evento, o médico psiquiatra Rodrigo Bressan estará presente no evento “Mó paz: minha saúde é o que importa”. Organizador do livro Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber, lançado em 2015, pela editora Artmed, ele abordará como mudanças repentinas de humor, alterações no sono, dificuldade de seguir uma rotina e preocupações exageradas com o futuro fazem parte e afetam o crescimento dos jovens, revelando a importância de conversar sobre a saúde mental dos adolescentes. Rodrigo Bressan apresentará como a questão é discutida por adolescentes em suas escolas e nas famílias, e que caminhos podem gerar um bem-estar coletivo.

Para quem quiser conferir mais detalhes sobre o que vai ser discutido no evento, pode acompanhar nos perfis das unidades do Senac São Paulo do Instagram (especificamente nos stories e reels) um “aquecimento” por meio do Conecta Play. Serão vídeos de depoimentos dos estudantes do Ensino Médio Técnico sobre as temáticas do Conecta Escola Senac .

O Ensino Médio Técnico no Senac

Em convergência com o Jeito Senac de Educar, o Ensino Médio Técnico da instituição tem uma proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o Enem e demais provas de admissão das universidades brasileiras e os coloca em situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

Em expansão, o Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo terá, em 2022, além dos cursos de Ensino Médio Técnico em Administração, Ensino Médio Técnico em Multimídia e Ensino Médio Técnico em Informática, o título Ensino Médio Técnico em Internet das Coisas, apontada como uma das áreas mais promissoras atualmente. As matrículas estão abertas, para novos alunos e transferências, por meio do site https://www.sp.senac.br/ensinomedio. Já são quase 4 mil alunos que vivenciam a prática educativa e diferenciada, ao estilo do Jeito Senac de Educar, alinhada às novas diretrizes propostas pelo Novo Ensino Médio (Lei 13.415) e que se preocupa com a formação técnica e cidadã do estudante.

Serviço:

Conecta Escola Senac 2021

Datas e horários: de 5 a 7 de outubro, às 16 e 19 horas

Programações e inscrições: Conecta Escola Senac

Evento gratuito

Informação para a imprensa

InPress Porter Novelli

Karina Alves

[email protected]

Tel. 11 3185-9926

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados