Seminário internacional da UFSCar celebra centenário de Paulo Freire

Evento acontece no dia 16 de setembro via YouTube

  • Data: 27/08/2021 10:08
  • Alterado: 27/08/2021 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: UFSCar
Seminário internacional da UFSCar celebra centenário de Paulo Freire

Crédito:Divulgação

Você está em:

Celebrando o centenário do Patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire, nascido em 1921, o Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza, com apoio de diversas entidades nacionais e internacionais, o Seminário Internacional “Atualidade e Urgência da Pedagogia do Oprimido”. O evento acontece no dia 16 de setembro, às 17 horas, pelo YouTube, e é aberto ao público.

Paulo Freire foi “um educador que propôs uma educação crítica, que parte primeiro da ‘leitura do mundo’ para depois fazer a leitura do livro, ambas decisivas. A escola não deve apenas ‘transmitir conhecimentos’, mas formar o cidadão crítico, participativo, livre: tudo o que os fascistas detestam”, analisa João Virgílio Tagliavini, professor emérito do Departamento de Educação da UFSCar e um dos organizadores do evento.

A programação conta com os expositores José Renato Polli, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), que apresenta o tema “Desconstruindo o lugar-comum sobre Paulo Freire por uma educação humanizadora e como direito”, e Nilo Agostini, professor colaborador da Faculdade de Teologia de Santa Catarina e pós-doutor pela UFSCar, com o tema “Paulo Freire e os demitidos da vida: o despertar crítico e ético pela conscientização”.

O evento tem como debatedores Kelli Mafort, pedagoga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e representante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), e Artieres Estevão Romeiro, doutor em Educação pela UFSCar e professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador, com mediação do professor João Virgílio Tagliavini.

O Seminário é destinado a educadores, professores e estudiosos de Paulo Freire e demais interessados na temática. A transmissão ocorre pelo YouTube (http://youtu.be/yA4mamDaz2E). Não é preciso fazer inscrição prévia. Os participantes receberão certificado. Confira a programação no cartaz do evento (https://bit.ly/3gwj7zO).

EsperançarDurante o evento, haverá o lançamento do clipe “Esperançar”. “A canção, composta entre os meses de maio e setembro de 2020, tem uma relação direta com a obra de Paulo Freire, principalmente pela assimilação da palavra ‘Esperançar’ em nossas vidas, que significa movimento, levantar-se, juntar-se com os outros para fazer de outro modo”, explica Luiz Roberto Gomes, docente do DEd, que participou de todo o processo de composição, acompanhamento dos arranjos, produção musical e artística da música e do clipe.

A composição da música e do clipe “Esperançar” teve, ainda, a participação de André Oliveira, aluno do curso de licenciatura em Música da UFSCar, também responsável pelos arranjos, e letra de Vanderlei Barbosa, professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. Conta ainda com a participação de vários músicos das cidades de São Carlos, Campinas e São Paulo, muitos destes egressos do curso de música da UFSCar.

A inciativa tem o apoio de mais de 25 entidades, do Brasil e de outros países – Argentina, Cuba, Equador e Portugal. As informações mais detalhadas sobre o evento estarão disponíveis no site do DEd (www.ded.ufscar.br).

Novos diálogos

No dia 23 de setembro, às 16 horas, também está programado o encontro de avaliação do Seminário Internacional, com todos os apoiadores e, no dia 30 de setembro, acontece uma mesa-redonda, com os expositores e debatedores do Seminário, com o objetivo de repercutir a participação no evento, respondendo as perguntas e socializando as intervenções feitas no chat e que não puderem ser trabalhadas no próprio dia 16.

Compartilhar:

  • Data: 27/08/2021 10:08
  • Alterado:27/08/2021 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: UFSCar









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados