Seminário discute o futuro das avaliações educacionais

Evento on-line visa debater a importância de se pensar nas avaliações de aprendizagem como forma de apoio à superação da crise educacional aprofundada pela pandemia da Covid-19.

  • Data: 14/07/2021 16:07
  • Alterado: 14/07/2021 16:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Natura
Seminário discute o futuro das avaliações educacionais

imagem ilustrativa

Crédito:Eric Romero

Você está em:

Na próxima quinta-feira, 15 de julho de 2021, das 10h às 12h30, Fundação Lemann, Instituto Natura e Estadão, em parceria com Estadão Blue Studio, realizarão o seminário “O Futuro das Avaliações Educacionais: evidências para promover aprendizagem”.

No evento, serão apresentadas seis recomendações inéditas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a partir de uma análise encomendada à organização com base em casos internacionais e na necessidade de adequação das provas brasileiras à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O debate também irá abordar experiências de avaliação na pandemia e os impactos nos processos de alfabetização com a suspensão das aulas presenciais. O objetivo do seminário é entender o cenário em que a educação se encontra e discutir as avaliações como uma das ferramentas para a superação da crise educacional aprofundada pela pandemia de Covid-19 e para o desenvolvimento de novos processos de aprendizagem.

O seminário contará com mediação da jornalista Renata Cafardo e participantes como: Andreas Schleicher, diretor da Divisão de Educação da OCDE; Caitlyn Guthrie, analista de políticas educacionais da OCDE; George Bethell, consultor técnico da OCDE; Rossieli Soares, secretário da Educação do Estado de São Paulo; Maria Helena Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação; João Pedro Azevedo, economista líder do Banco Mundial; Daniel de Bonis, diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann; Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, ex-secretária municipal de educação de Manaus; Ana Coelho Selva, secretária executiva do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco; e Andréa Maria Bernardino, professora da educação especial da Escola Estadual Pontezinha (Pernambuco).

“Não podemos classificar essa geração como perdida por conta da pandemia. Existem experiências de aceleração de aprendizagem e recuperação da defasagem que mostram que é possível retomar o que foi perdido. Mas, para isso, além de garantir o vínculo do aluno com a escola, precisamos investir em avaliações de qualidade, para mensurar o nível em que os estudantes estão e descobrir o que será preciso reforçar”, afirma Daniel de Bonis, Diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann.

“É urgente também termos um olhar especial e atento para a etapa da alfabetização, uma das mais prejudicadas pela pandemia e que já vinha de um cenário preocupante. É uma tragédia silenciosa que, para começar a ser resolvida, exige sistemas de avaliações para identificar a defasagem e os desafios que temos pela frente, só assim conseguiremos planejar a recomposição da aprendizagem e traçar estratégias nas esferas nacional, estadual e municipal”, diz David Saad, diretor Presidente do Instituto Natura.

O evento será dividido em três painéis (mais informações abaixo) e terá transmissão ao vivo na TV Estadão e nas redes sociais do jornal.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada na landing page do seminário.

PROGRAMAÇÃO

“O FUTURO DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS: EVIDÊNCIAS PARA PROMOVER APRENDIZAGEM”

PAINEL 1

Repensando o SAEB: perspectivas para o futuro da avaliação nacional

A OCDE foi convidada a realizar uma análise (policy review) sobre o SAEB e as mudanças que têm sido debatidas pelo Governo Federal e especialistas, levando em consideração a aprovação da BNCC no Brasil e experiências internacionais. Para onde vai o sistema de avaliação brasileiro comparado ao mundo e olhando a aprendizagem no século XXI?

PAINEL 2

Importância e desafios da avaliação no contexto da Covid-19

O contexto atual da pandemia do novo coronavírus no Brasil impõe desafios e reforça, ainda mais, a necessidade de compreender os impactos da crise na aprendizagem dos estudantes. Nesta mesa serão discutidas experiências de avaliação na pandemia e modelos possíveis para apoiar a aprendizagem na retomada das escolas.

PAINEL 3

Alfabetização na idade certa: diagnóstico e intervenções

Na terceira mesa, serão aprofundados os processos de leitura e de escrita, tão impactados pela suspensão das aulas presenciais, e tão fundamentais para o sucesso na trajetória escolar dos alunos.

Compartilhar:

  • Data: 14/07/2021 04:07
  • Alterado:14/07/2021 16:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Instituto Natura









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados