Semestre acelerado – vendas de automóveis no Brasil crescem 9,7%

No primeiro mês de vendas com os descontos da Medida Provisória 1.175 do Governo Federal, houve uma alta de 8,9% ante maio deste ano e de 8,6% em comparação a junho de 2022

  • Data: 05/07/2023 00:07
  • Alterado: 31/08/2023 14:08
  • Autor: Daniel Dias
  • Fonte: AutoMotrix
Semestre acelerado – vendas de automóveis no Brasil crescem 9,7%

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Conforme dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – a entidade que representa as fabricantes com produção local –, o primeiro semestre fechou com 934.519 unidades vendidas reunindo os segmentos de carros de passeio e de comerciais leves. O resultado representa um crescimento de 9,7% sobre o mesmo intervalo do ano passado. No primeiro mês de vendas com os descontos da Medida Provisória 1.175 do Governo Federal, houve uma alta de 8,9% ante maio deste ano e de 8,6% em comparação a junho de 2022, com o sexto mês de 2023 fechando com 179.691 emplacamentos nos dois segmentos. O panorama positivo no primeiro semestre veio apesar de o Banco Central ter mantido os juros elevados – um em cada três carros zero-quilômetro vendidos no Brasil é via financiamento. Com a tendência de recuo na taxa de juros para o segundo semestre, a Fenabrave enxerga com mais otimismo o volume de vendas para o restante do ano.

Os efeitos da MP 1.175 foram observados nas vendas de junho deste ano especialmente em dois modelos, um deles que nem figura na lista dos dez mais emplacados do semestre, o Renault Kwid. Carro mais barato do mercado brasileiro na sua variante de entrada, o subcompacto recebeu um total de R$ 10 mil em descontos, passando a custar R$ 58.990. O Kwid teve 5.933 unidades emplacadas em junho, ficando na nona posição no ranking do mês. Mas o maior efeito da MP 1.175 foi absorvido pelo Volkswagen Polo Track, a versão mais básica do hatch compacto e apontada pela própria marca alemã como a sucessora do Gol, retirado de linha no final do ano passado. Impulsionado pela configuração Track, o Polo foi o modelo mais vendido em junho, com 9.049 emplacamentos, ficando à frente da líder do acumulado do ano, a picape compacta Fiat Strada (9.007 unidades em junho).

Os dez mais vendidos no primeiro semestre de 2023

1 Fiat Strada – 50.546 (9.007 em junho)

A picape compacta foi totalmente reestilizada em 2020, ganhando “cara própria” – antes, ela tinha sempre a frente do hatch compacto Palio, lançado em 1996 e que deixou de ser produzido em 2018.

2 Chevrolet Onix – 44.110 (8.261)

O hatch compacto foi lançado em 2012 e, por seis anos seguidos, liderou o ranking no Brasil. Por conta da Covid-19 e por paralisações na linha de montagem por falta de semicondutores, o Onix viu suas vendas despencarem, retomando o ritmo na metade de 2022.

3 Volkswagen Polo – 37.722 (9.949)

Lançado no Brasil em 2002, o hatch compacto sempre viveu no país à sombra do Gol. Uma de suas versões, a Track, apresentada no ano passado, foi a escolhida para ser a sucessora do velho hatch compacto da Volkswagen. Desde então, as vendas do Polo não pararam de crescer.

4 Chevrolet Onix Plus – 35.726 (6.419)

Sedã da linha de compactos da Chevrolet, o Onix Plus assumiu esse nome na parte final da década anterior. Antes, era chamado de Prisma, mesmo nome dado para o sedã do Celta.

5 Hyundai HB20 – 34.002 (6.420)

Ganhando do Onix Plus em junho por apenas um carro, o hatch compacto surgiu em 2012, como o primeiro modelo da marca sul-coreana concebido no Brasil. Com os problemas na produção do Onix, o HB20 assumiu o posto de carro de passeio mais vendido.

6 Volkswagen T-Cross – 32.035 (9.949)

Apresentado em 2018, o SUV compacto passou a ser vendido no ano seguinte. Em julho de 2021, o T-Cross teve a façanha de ser o carro mais emplacado no Brasil. Desde então, o modelo da Volkswagen jamais saiu da lista dos dez mais.

7 Fiat Argo – 31.920 (6.747)

O hatch compacto foi lançado em 2017 para ocupar o lugar de três modelos da Fiat a um só tempo: o Punto, o Bravo e o Palio. Com design moderno – ao estilo italiano –, o Argo deu origem em 2018 ao sedã compacto Cronos.

8 Fiat Mobi – 30.442 (6.895)

Criado pela Fiat do Brasil em 2016, o Mobi foi a resposta para outro subcompacto, o Volkswagen Up. Um dos carros mais baratos do Brasil, o modelo da marca italiana está sempre bem classificado no ranking de vendas.

9 Jeep Compass – 30.350 (4.338)

O SUV médio foi lançado no Brasil em 2016, como o segundo modelo da Jeep a ser produzido em Goiana (PE). O design do Compass serviu de espelho para o terceiro modelo brasileiro da marca norte-americana, o Commander.

10 Hyundai Creta – 29.948 (4.597)

Lançado no Salão de Pequim de 2014, o SUV compacto da Hyundai chegou ao Brasil dois anos depois. O Creta é outro habitual frequentador do ranking dos dez mais, tendo superado em alguns meses o carro-chefe da fábrica de Piracicaba (SP), o HB20.

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  • Data: 05/07/2023 12:07
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