Semana do Brincar tem início nesta segunda-feira (22) em SP
Ação intersecretarial, que será realizada até 28 de maio, conta com mais de 300 atividades abertas e gratuitas em espaços públicos como bibliotecas, CEUs e parques
- Data: 22/05/2023 09:05
- Alterado: 22/05/2023 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Semana do Brincar
Crédito:Prefeitura de SP
Com o objetivo de oferecer oficinas de criação de jogos e expedições ambientais, além de outras atrações para as crianças, a Prefeitura de São Paulo promove a Semana Municipal do Brincar a partir desta segunda-feira (22). A abertura será realizada amanhã, a partir das 9h, no auditório da UMAPAZ (Parque do Ibirapuera, Portão 7A – Avenida Quarto Centenário, 1268 ). Como o evento será aberto ao público para participar é necessário preencher o Formulário de Inscrição.
Até o próximo domingo (28), quando a edição 2023 chega ao fim, serão oferecidas mais de 300 atividades abertas e gratuitas em espaços públicos como bibliotecas, CEUs e parques municipais de todas as regiões da capital. Consulte a grade de programação aqui. É possível filtrar as atividades por data e região para criar um roteiro personalizado de brincadeiras.
As atividades da Semana Municipal do Brincar foram propostas pelas secretarias que fazem parte da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância: Executiva de Projetos Estratégicos (SGM/SEPE), Educação (SME), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Inovação e Tecnologia (SMIT), Verde e Meio Ambiente (SVMA), Cultura (SMC), Pessoa com Deficiência (SMPED) e Urbanismo e Licenciamento (SMUL), além de Mobilidade e Trânsito (SMT), Habitação (SEHAB) e Esportes e Lazer (SEME). Clique aqui para mais informações.
Destaques
Quem quiser participar de uma expedição ambiental deve visitar o Parque do Ibirapuera a partir de amanhã e até dia 26, onde será realizada a atividade “Aventura Ambiental na Semana do Brincar” na UMAPAZ. As crianças e seus acompanhantes terão acesso às áreas verdes e aprender sobre questões ambientais e cultura de paz
A “Oficina Brincar na Cidade: Território Educador da Brasilândia” será comandada pelas equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) na quinta-feira (25), das 14h30 às 16h30. O evento acontecerá na praça que fica entre as ruas José Brito Ferreira e Joaquim Ferreira da Rocha (em frente ao 45º Distrito Policial), é gratuito e destinado a crianças a partir de 4 anos. A atividade faz parte das ações sobre territórios educadores da Cidade de São Paulo.
Os Fab Labs São Joaquim/Guarapiranga (M’Boi Mirim), CEU Heliópolis (Ipiranga), CEU Vila Rubi (Capela do Socorro), Centro Cultural da Juventude (Casa Verde) e CEU Anhanguera (Perus), realizarão as oficinas “Corte a laser” de criação de brinquedos e pintura, de quebra-cabeça e de jogos de tabuleiro entre os dias 22 e 25. Nesta atividade, menores de 12 anos devem ter autorização de um adulto responsável e as peças produzidas poderão ser levadas para casa.
Em 28 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial do Brincar, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) promoverá o lançamento do Circuito de Lazer na Vila Mariana. Jogos (xadrez gigante, truco, corn hole), esportes (basquete de rua, futebol de botão, tênis de mesa, atletismo e vôlei), atividades de recreação (bolinha de gude, peteca, pingue-pongue e pebolim), apresentações esportivas (luta livre e ioiô) e campanhas de saúde integram a programação. O Circuito de Lazer acontecerá na Alameda Araés, entre os números 1382 e 1418, das 10h às 16h. Após o lançamento, o Circuito será realizado de forma itinerante, por meio do Programa Ruas de Lazer, contando com parcerias voluntárias.