Semana das Crianças no Sesc Ipiranga
A programação inclui oficinas, ateliês, contação de histórias, espetáculos teatrais e show entre os dias 08 e 16 de outubro.
- Data: 28/09/2022 09:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Ipiranga
O Grupo Fera Neném
Crédito:Luís Davila
Em outubro, entre os dias 8 e 16 de outubro, durante a semana da criança, o oferece ampla programação voltada para o público infanto juvenil. Serão oficinas, espetáculos, ateliê e um show voltados para a meninada.
Nos dias 8, 9, 15 e 16 os educadores do Curumim realizam a oficina passa a explorar as habilidades e imaginação a partir de jogos de tabuleiro, e outros jogos que deram origem a conhecidos jogos populares.
Ainda nos dias 8 e 9/10, Bianca Habib realiza a oficina Vizinha, Vizinho Meu: Fauna e Afeto na Cidade, onde a artista-educadora nos convida a pensar sobre seres que compartilham conosco o espaço: os animais silvestres que vivem nas matas da cidade. Através da técnica de estêncil, serão produzidos cartazes com bichos que também habitam o espaço urbano e palavras que conectam suas existências as nossas.
Mais tarde, nos dias 8, 9 e 12, às 15h, o Núcleo Quanta convida, através dos materiais plásticos e músicas que vão se apresentando para o público, as crianças a participar, explorando o espaço, compondo com seus corpos, danças, sons e brincadeiras em EmQuanta – Dança para Crianças Pequenas e Seus Pais.
No domingo, dia 9, às 11h, a Companhia Mevitevendo apresenta o espetáculo “Theatro Misterioso” que, totalmente sem falas, utiliza uma linguagem poética misturando teatro de bonecos, máscaras e atores reais. A montagem conta a história de três personagens que se aventuram em um antigo teatro de variedades trazendo à tona criaturas fascinantes de outras épocas.
Depois, nos dias 9, 12 e 16, às 14h, no Espaço de Tecnologia e Artes, Lucas Lopes convida o público a construir foguetes de papelão, inventando viagens enquanto se guardam, dentro dessa pequena escultura, memórias e sonhos intergalácticos.
Dia 12, às 11h, a Companhia Mevitevendo volta ao palco do teatro do Sesc Ipiranga, desta vez, encenando Fábulas, espetáculo de animação contando histórias de tempos distantes, onde animais ainda falavam, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Ainda no dia 12, ao meio-dia, na convivência, acontecerá Bichos Soltos, uma intervenção coreográfica de dança para crianças da coreógrafa Clarice Lima. Quatro bailarinas movimentam-se de forma dinâmica, propondo uma nova forma de ser e estar, questionando a relação entre o homem, a natureza e as coreografias sociais estabelecidas. Indicada para todas as idades.
Logo após, às 14h dos dias 12 e 16, no espaço de Tecnologia e Artes, o Sesc realiza a oficina Livros Bicho oficina que convida o público a criar livros artesanais lúdicos a partir de dispositivos que proporcionem novos encontros e relações com memórias, histórias e materiais enquanto na Convivência, em Histórias Para Navegar, um barco-livro navega contando histórias bem pertinho, ao pé do ouvido, de forma suave, sem pressa, despertando a curiosidade das crianças e o prazer da escuta.
Em seguida, somente no dia 12, acontece Brinquedos e Histórias: de Cantar e Encantar, uma contação de histórias repleta de brincadeiras musicais e corporais da cultura preta brasileira e africana tradicional. Temperada com histórias curtas que promovem a interação com crianças e seus acompanhantes, apresentado por Agbalá Conta.
Encerrando o feriado, no teatro do Sesc Ipiranga, a banda Fera Neném apresenta suas canções que valorizam um universo infantil livre, que acompanha e desenvolve a imaginação não apenas das crianças, mas de todas as idades.
Nos dias 15 e 16/10, uma bicicleta carregada de livros e histórias nos faz viajar sem sair do lugar, em Bicicloteca Viajante busca-se aproximar as leitoras e leitores dos livros e vice-versa.
Para fechar a semana das crianças, nos dias 15 e 16/10, às 18h, na Praça Cívica do Parque da Independência, acontece o espetáculo Prot{agô}nistas, onde mais de duas dezenas de artistas — todos negros — revezam-se em números de humor, dança, música, acrobacias e malabarismos.