Seis espetáculo da Cia Artesão do Corpo estreiam no universo virtual

Coreografias do repertório do grupo realizadas em espaços públicos e paisagens urbanas da cidade de São Paulo ganham o ambiente digital com recursos de audiodescrição e exibições gratuitas

  • Data: 03/11/2022 09:11
  • Alterado: 15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cia. Artesãos do Corpo
Seis espetáculo da Cia Artesão do Corpo estreiam no universo virtual

Senhor Tati

Crédito:Fabio Pazzini

Você está em:

Casa das Rosas, Oficina Cultural Oswald Andrade e Viaduto do Chá são alguns dos locais da capital paulista, que a Cia. Artesãos do Corpo levou suas coreografias no último ano. As apresentações presenciais da mostra de espetáculos Repertório Urbano foram registradas em vídeo e agora serão transmitidas virtualmente com acesso gratuito e recurso de audiodescrição.

As seis coreografias serão disponibilizadas em ambiente digital a partir de 4 de novembro, sexta-feira, com a exibição da performance Olhar Urbano. No sábado, dia 5 de novembro, às 20h, é a vez de Estranhos Seres Nebulosos e Ilusórios e no domingo, dia 6 de novembro, às 16h, o espetáculo Senhor Tati ganha as telas.

Na semana seguinte a performance Refúgio – ou como fixar raízes no concreto é apresentada na quarta-feira, dia 9 de novembro. Na sexta-feira, dia 11 de novembro, às 20h, a montagem Formas que o Acaso e o Vento dão às Nuvens é exibida e no sábado, dia 12 de novembro, às 16h, é a vez de Senhor Calvino.

Os espetáculos estão organizados em dois blocos, cada bloco contendo uma criação dos três recortes que organizavam poeticamente as apresentações ao vivo. Dança – Arquitetura – Memória com os espetáculos Estranhos Seres Nebulosos e Ilusórios e Formas que o Acaso e o Vento dão às Nuvens; Dança – Cidades – Crianças com as montagens Senhor Calvino e Senhor Tati e Dança – Tempo – Deslocamentos com as performances Olhar Urbano e Refúgio – ou como fixar raízes no concreto.

As exibições no universo on-line ficarão disponíveis no Instagram e YouTube da Cia. Artesãos do Corpo e nos canais do YouTube do Portal MUD e do Ver Com Palavras, e integram o projeto Dançar a Rua contemplado pela 31ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Outros públicos e territórios

Para Mirtes Calheiros, diretora da Cia. Artesãos do Corpo criada em 1999, dançar com a cidade é o mote que o grupo teve de se reencontrar com a cidade, com a rua e com o público. “Esse retorno após a pandemia e o isolamento social nos trouxe diversas reflexões e sentimentos e nos possibilitou olhar a cidade, a dança e as ruas de uma outra forma. Somente por meio das brechas poéticas que vamos conseguir vencer a barbárie e a brutalidade”, explica ela.

A bailarina também destaca a importância de se habitar as telas para que a dança chegue para outros públicos e territórios. “Ao propor versões on-line com o recurso de audiodescrição queremos ampliar essa discussão sobre acessibilidade despertando não só no público, mas também em nós artistas, novas sensibilidades”, destaca.

Além dos vídeos também serão compartilhados no site ciaartesaosdocorpo.com.br três publicações com artigos, textos, escritos e devaneios poéticos dos integrantes da Cia. Artesãos do Corpo sobre o projeto Dançar a Rua, além da retomada das apresentações, o encontro com o público, o processo de remontagem de cada trabalho e impressões das ruas e da cidade tendo a dança como interlocutora.

Serviço:

Repertório Urbano

Com a Cia. Artesãos do Corpo.

Mostra de repertório on-line. A partir de 4 de novembro.

Exibições no Instagram @ciaartesaosdocorpo e nos canais do YouTube da Cia. Artesãos do CorpoPortal MUD e Ver com Palavras.

Compartilhar:

  • Data: 03/11/2022 09:11
  • Alterado:15/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cia. Artesãos do Corpo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados