SEDPcD participa do 1º Ciclo de Palestras sobre Atendimento ao Cidadão promovido pela Casa Civil
Ação tem como objetivo capacitar ouvidores e servidores estaduais que trabalham com atendimento ao público; SEDPcD abordou a temática da pessoa autista
- Data: 10/11/2023 13:11
- Alterado: 10/11/2023 13:11
- Autor: Redação
- Fonte: SEDPcD
Crédito:SEDPcD
Na manhã desta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) participou, por meio de sua secretária executiva Claudia Carletto, do 1º Ciclo de Palestras sobre Atendimento ao Cidadão do Grupo de Relacionamento com a Sociedade. Promovida pela Casa Civil, a ação tem como objetivo capacitar funcionários do Palácio dos Bandeirantes, servidores de secretarias e ouvidores que trabalham com atendimento ao público, proporcionando a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias colaborativas para o acolhimento do cidadão.
Ministrando a palestra “Transtorno do Espectro Autista (TEA); conhecimento, acolhimento e inclusão no serviço público”, a secretária executiva ressaltou a importância de capacitar os equipamentos públicos para promover atendimentos inclusivos e acolhedores para as pessoas autistas, e apresentou uma linha do tempo sobre o Transtorno, desde quando o termo “autismo” foi criado em 1908.
“Quando compreendemos a pessoa autista, é possível oferecer um acolhimento adequado e respeitoso, proporcionando a igualdade de oportunidades e o respeito que elas merecem assim como quaisquer outros cidadãos. É fundamental promovermos ações como esta e reunir pessoas essenciais que irão passar para frente os conhecimentos debatidos. Os serviços públicos devem sempre se aprimorar para, juntos, construirmos uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos”, destacou Carletto.
No mesmo dia, o evento recebeu a Ouvidora Geral do SUS-SP, Patrícia Camargo, que debateu o tema “Como buscar ajuda? O Atendimento ao Cidadão no Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo”, com orientações sobre como realizar a abordagem ao cidadão e orientá-lo de forma adequada.
O 1º Ciclo de Palestras sobre Atendimento ao Cidadão teve início em 8 de novembro e se encerrará em 13 de dezembro.