Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente recebe comitiva de Diadema
Diversos especialistas e representantes da área da educação apresentaram projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade
- Data: 09/03/2023 19:03
- Alterado: 09/03/2023 19:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema Assessoria
Crédito:Divulgação
A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, a diretora do Departamento de Educação Popular, Evelyn Daniel, e a coordenadora de Captação de Recursos, Paula Belarmino, foram recebidas na última quarta-feira (8) pelo secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves. Participaram do encontro, também, o secretário de Governo de Diadema, Dheison Renan, o chefe de gabinete da Secretaria, André Felix Portela Leite, e a coordenadora geral de Enfrentamento à Situação de Trabalho Infantil, Maria de Fátima Pereira Alberto.
No encontro, a equipe da Secretaria de Educação de Diadema apresentou para o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente os projetos que são desenvolvidos na cidade, em especial, o programa Adolescente Aprendiz. A iniciativa, que foi retomada pelo prefeito José de Filippi Junior e atendeu, em 2022, 700 adolescentes de 14 a 17 anos, e vai atender mais 800 este ano. A expectativa da administração municipal é a de atender 2.100 adolescentes em 2024.
“Diadema tem um trabalho pioneiro nas políticas para crianças e adolescentes e poder receber a equipe da Secretaria de Educação cria a oportunidade de conhecermos mais detalhadamente essas iniciativas e replicar, em nível nacional, as experiências exitosas”, avaliou Ariel de Castro Alves. “O governo federal quer e vai trabalhar muito próximo dos municípios para que a gente possa reconstruir as políticas e as garantias de direito da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, completou.
A secretária de Educação Ana Lucia Sanches celebrou a oportunidade de levar ao conhecimento do governo federal as políticas educacionais da cidade. “Temos uma equipe que tem trabalhado muito para garantir as melhores condições e as melhores ferramentas para o aprendizado dos nossos estudantes”, afirmou. “Saber que poderemos contar com o apoio dos Ministérios nessa empreitada é muito importante”, concluiu.
Comitiva
Uma comitiva da Prefeitura de Diadema desembarcou em Brasília nesta semana para apresentação, a vários ministérios, de projetos estruturantes para a cidade. Um dos mais relevantes foi a solicitação de investimento federal para construção do novo hospital municipal. A prefeita em exercício, Patty Ferreira, o secretário de Governo, Dheison Renan, e a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, na companhia de outros servidores da administração municipal realizaram diversas agendas na Esplanada dos Ministérios entre terça-feira (7) e quinta-feira (9).
“Fomos muito bem recebidos em todos os ministérios. Estamos em um novo momento, de diálogo, em que o Governo Federal voltou a se relacionar com os municípios. O Governo Federal sabe da seriedade e do trabalho da gestão do prefeito José de Filippi Júnior. Estamos otimistas com relação a novas parcerias”, afirmou Patty Ferreira.
A agenda contou com reuniões na Secretaria Nacional de Justiça, no Ministério dos Direitos Humanos, no Ministério das Mulheres, no Ministério do Esporte, no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no Ministério da Igualdade Racial e no Ministério do Trabalho.