Secretaria de logística e transportes inicia Operação Verão + Seguro

Centrais operacionais 24 h/dia, Base Operacional Móvel nas estradas, app das balsas e mais painéis de orientação aos motoristas e turistas são os destaques

  • Data: 17/12/2019 09:12
  • Alterado: 17/12/2019 09:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Estadual de Logística e Transportes
Secretaria de logística e transportes inicia Operação Verão + Seguro

Crédito:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Você está em:

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes inicia na segunda-feira (23/12) a Operação Verão + Seguro, com uso de drones no monitoramento de estradas, centrais operacionais 24 h/dia, mais painéis de orientação aos motoristas e turistas, além do aplicativo com informações sobre o funcionamento das balsas em tempo real. O esquema operacional especial será mantido até a o dia 2 de fevereiro.

A operação envolve as rodovias sob administração do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e sob concessão da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), assim como as Travessias Litorâneas da DERSA.

O DER vai utilizar drones pela primeira vez no verão para monitoramento e operações rodoviárias. Além disso, o número de funcionários envolvidos na operação é 17% maior em comparação à temporada passada. Houve também aumento de 12% no número dos veículos de apoio aos usuários. São ainda mais 1.500 cones, novas bases operações para atendimento aos usuários e realização de campanhas educativas, além da Base Operacional Móvel, que vai circular entre Mogi das Cruzes e Bertioga/Riviera.

O DER vai ainda intensificar nas redes sociais e nos PMVs (painéis de mensagens variáveis) a campanha Ciclista + Seguro, com mensagens de alerta sobre o aumento de circulação de veículos nas estradas paulista. O Departamento vai lembrar para tanto motoristas quanto ciclistas devem redobrar a atenção durante a temporada.

As rodovias administradas pelas 20 concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias receberão durante a Operação Verão + Seguro reforço de pessoal, implantação de escalas especiais de equipes de praça de pedágio e de atendimento operacional (guinchos, ambulâncias, veículos de vistoria de tráfego, entre outros). Nas praças de pedágio, quando necessário, as empresas adotam a “Operação Papa Fila”, em que a cobrança é realizada antecipadamente, ainda na fila, para facilitar o escoamento do tráfego. Estarão em funcionamento 387 painéis de mensagens eletrônicos.

BALSAS OPERACIONAIS

Nas travessias, a Operação Verão + Seguro recebeu reforços de embarcações ao longo do ano, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que remodelou balsas e lanchas, muitas com processos de recuperação interrompidos. Já foram entregues oito embarcações, sendo seis balsas e duas lanchas, e outras quatro devem ser entregues durante a Operação Verão, sendo duas balsas e duas lanchas de passageiros. Assim, nesta temporada, os usuários terão à disposição 12 embarcações completamente reformadas.

Com o reforço de balsas e 30 novos motores, a DERSA pôde propiciar uma melhora operacional das travessias, já que conta hoje com a manutenção especial, realizada também no período noturno, nos finais de semana e feriados – e não mais apenas no horário comercial de segunda a sexta-feira. Isso significa que, diferentemente de anos anteriores, a chance de quebra de embarcações e o tempo de conserto delas diminuíram consideravelmente.

O objetivo de todo o esquema operacional e das ações táticas realizadas é minimizar os impactos gerados pelo aumento considerável no fluxo de veículos e de passageiros pelas rodovias estaduais e pelas travessias, já que o Litoral Paulista é o destino favorito da temporada para a passagem das festas de final de ano, sobretudo o Réveillon.

NAS ESTRADAS

São esperados mais de 5 milhões de veículos pelas rodovias estaduais administradas pelo DER e ARTESP entre os dias 26/12 e o dia 05/1/2020, durante o período de Ano Novo.

Os horários de menor movimento, quando os motoristas encontrarão rodovias mais vazias e com maior fluidez, são:

Dia 26/12 – Da 0h às 11h e das 20h à 0h

Dia 27/12 – Da 0 às 9h

Dia 28/12 – Da 01h às 9h e das 23h à 0h

Dia 29/12 – Da 01h às 6h e das 22h às 0h

Dia 30/12 – Da 0h às 8h e das 22h às 0h

Dia 31/12 – Da 0h às 8h e das 20h à 0h

Dia 1/01 – Das 3h às 7h e das 19 à 0h

Dia 2/01 – Da 0h às 6h e das 20h à 0h

Dia 3/01 – Da 0h às 7h e das 21h à 0h

Dia 4/01 – Da 0h às 8h e das 16h à 0h

Dia 5/01 – Da 0h às 10h e das 19h à 0h.

O monitoramento do tráfego é ação fundamental para que a Operação Verão possa ser conduzida de forma adequada, reduzindo filas, congestionamentos e aumentando a segurança dos usuários. Por este motivo, o esquema operacional ganha incremento tecnológico com o uso de três drones para ampliação da área de atuação das equipes no monitoramento rodoviário, garantindo do alto um panorama mais amplo das condições de tráfego. Além de orientar a tomada das ações estratégicas operacionais, as imagens obtidas pelo monitoramento com drones serão disponibilizadas aos usuários pelo perfil do DER no Facebook, o @ViasDER e pelo Twitter, @_dersp.

Ainda no monitoramento rodoviário, o DER mantém 244 câmeras e 70 contadores de veículos em pleno funcionamento. A comunicação com os motoristas foi reforçada, para que o usuário seja alertado sobre as condições de tráfego na rodovia já em viagem. Assim, o DER providenciou novos painéis de mensagem variável, totalizando 64 novos equipamentos, que serão posicionados em locais estratégicos. O número é 10,3% maior do que no ano anterior. Foram adquiridos mais cones, totalizando 1.500 equipamentos de segurança a serem empregados no balizamento dos motoristas durante as ações operacionais.

ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

Os motoristas contarão com uma viagem mais tranquila nesta Operação Verão + Seguro, com aumento de 4,5% no número de recursos disponibilizados. Estarão à disposição dos usuários 74 caminhonetes de inspeção, 122 guinchos leves, 17 guinchos pesados e 139 veículos de apoio – que tiveram aumento de 12% em seu efetivo.

O acionamento dos recursos disponibilizados poderá ser realizado pelo telefone de emergências do DER, o 0800 055 55 10.

Durante a temporada de verão, para melhorar atendimento dos usuários das rodovias administradas pelo DER, o órgão realizará operações subida e descida, com ações táticas especiais, tais como liberação de acostamentos, implantação de faixa reversível, fiscalização de veículos estacionados em locais proibidos e uso de rotas alternativas para desafogar o tráfego. Tais ações serão iniciadas pelos coordenadores de tráfego, que orquestrarão todas as equipes operacionais das Unidades Básicas de Atendimento e contarão com o apoio da Central de Operação e Informação, em funcionamento 24h por dia.

Bases operacionais para atendimento aos usuários, com sanitários químicos, foram montadas nas cidades de Bertioga e Ubatuba, nas rodovias Manoel Hyppolito Rego (SP-055), Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098) e Oswaldo Cruz (SP-125).

PEDESTRES E CICLISTAS + SEGUROS

Neste ano, o foco da campanha educativa do DER-SP é o pedestre e o ciclista, procurando estabelecer uma convivência respeitosa e harmônica deste público com os motoristas. Para tanto, pontos de travessia serão monitorados e os pedestres serão incentivados a realizar sua passagem por locais seguros.

Entre o dia 26/12 e o dia 5/01, as equipes da ação educativa estarão na praia de Maranduba, em Ubatuba, conscientizando os moradores e turistas que por ali circulam a utilizarem as faixas de pedestres. Como incentivo à travessia segura, o DER sorteará guarda-sóis com o logo do órgão.

Além da campanha em redes sociais e nos PMVs, foi criada ainda uma publicação com temas importantes sobre segurança viária, a revista Vias DER, que será distribuída em pontos estratégicos das cidades litorâneas.

PELO MAR

Travessia Santos/Guarujá – Até o fim de janeiro/2020 os usuários desta travessia terão à disposição uma nova balsa. A FB-20, com capacidade para 40 veículos, retorna depois de passar por amplo processo de reforma e amplia a capacidade operacional do sistema.

Já no embarque, do lado de Santos, os motoristas já contam com nova configuração do bolsão de acesso às balsas. O local foi ampliado com as obras da Nova Ponta da Praia, a cargo da Prefeitura de Santos. O novo bolsão tem capacidade maior, acomodando 110 veículos, contra 60 anteriormente, ou seja, quase o dobro. Isso garante mais conforto aos motoristas, agilidade na operação e fluidez ao tráfego da região.

Travessia São Sebastião/Ilhabela – Uma boa notícia para os usuários que utilizam a Travessia São Sebastião/Ilhabela, no litoral norte, é a entrega da segunda lancha de passageiros e ciclistas, neste verão. A embarcação é feita totalmente em aço, equipada com 14 aparelhos de ar condicionado e tem capacidade para 450 passageiros.

Lancha na Travessia Guarujá/Bertioga – Ciclistas e pedestres também ganharão um transporte mais ágil, seguro e confortável durante o verão: uma lancha de passageiros, com capacidade para 190 pessoas. A ideia é fazer com que as balsas que operam no local, sejam de uso exclusivo de veículos.

Litoral Sul – As três travessias de veículos do litoral sul (Iguape/Juréia, Cananéia/Continente e Cananéia/Ilha Comprida) terão o dobro de balsas disponíveis nesta temporada. Cada um dos serviços contava com apenas uma balsa no fim do ano passado e agora são duas em cada serviço. Isso porque, das nove embarcações já reformadas e entregues em 2019, três foram destinadas para a região. Outro destaque é que a Travessia Cananéia/Ilha Comprida, muito procurada pelos turistas, agora opera de forma ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia. Antes, o sistema operava apenas das 6h à meia-noite.

Os usuários também encontrarão os banheiros do Continente (Travessia Cananéia/Continente) totalmente reformados. Um anseio antigo dos moradores que utilizam as balsas.

NOVOS PMVs

A melhoria na comunicação com os usuários foi outro foco durante o ano e, graças à instalação de 30 novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs), moradores e turistas terão acesso a informações mais claras e objetivas nesta temporada. Os equipamentos são de última geração, de fácil leitura e estão instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso às Travessias, orientando os motoristas e fornecendo informações importantes sobre os serviços.

Os usuários das Travessias Litorâneas têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistemas Android e IOS.

Compartilhar:

  • Data: 17/12/2019 09:12
  • Alterado:17/12/2019 09:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Estadual de Logística e Transportes









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados