SEBRAE e CNDL realizam evento sobre Políticas Públicas 4.0
Projeto com foco na estruturação de políticas públicas para o varejo chega a São Paulo
- Data: 13/09/2022 10:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: FCDLESP
Maurício Stainoff
Crédito:Divulgação
Acontece hoje, no auditório da CDL São Paulo, o Políticas Públicas 4.0. A iniciativa nasceu do convênio entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SEBRAE. O projeto busca unir entidades, associados do Sistema CNDL e representantes do poder público, com o apoio da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), ainda trará discussões sobre questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país durante o evento.
Na prática, o PP 4.0 mobiliza líderes lojistas de maneira a garantir maior protagonismo do setor nas decisões que afetam diretamente seus negócios junto aos poderes Executivo e Legislativo. O encontro vai abordar temas como o cenário eleitoral, protagonismo das lideranças varejistas, ética e associativismo.
“Iniciativas como essa, que fomentam o crescimento são essenciais para o setor”, comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).
“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. Neste sentido, haverá também destaque para atividades de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das necessidades do varejo na agenda política local”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa. “Os resultados desses encontros serão compilados de forma a materializar demandas, planos de ação e propostas de políticas públicas”, pontua.
É a segunda vez que São Paulo recebe uma ação do projeto PP 4.0, que já realizou 34 ações em 18 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.
Especialistas conduzem a ação – O professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, comanda o evento. “O nosso foco de atuação será desenvolver e implantar metodologias que promovam, por meio da articulação de lideranças, o desenvolvimento regional e local, com a estruturação concreta de propostas de políticas públicas para o varejo brasileiro”, explica Lima.
Lima exalta, ainda, a iniciativa pelo poder de mobilização das lideranças do Sistema CNDL, considerando interesses comuns e objetivos compartilhados entre o setor do varejo e as demais políticas públicas setoriais. O especialista explica que os resultados das atividades serão compilados de forma a materializar demandas, planos de ação e propostas de políticas públicas que deverão ser articuladas junto aos atores políticos. “Pela minha experiência, esses processos de construção têm demonstrado que nós poderemos não só mobilizar e conscientizar as lideranças do varejo, mas também contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista que é tão fundamental para a economia nacional”, avalia.
Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.
Os encontros são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também foram realizados 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permite acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.