SDE comemora 50 anos da relação Brasil-China em debate sobre a cooperação do país para o desenvolvimento sustentável
O evento abordou as relações científicas, culturas e comerciais entre a China e a Bahia
- Data: 22/05/2024 09:05
- Alterado: 22/05/2024 09:05
- Autor: Redação
- Fonte: SDE
Crédito:Mário Marques/AscomSDE
Celebrando 50 anos da relação entre o Brasil e a China na Bahia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) teve importante participação nas discussões do II Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios, realizado Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) nessa terça-feira (21), no Hotel Deville, em Salvador.
O órgão conduziu o debate, através do coordenador de Comércios e Serviços, Válbete de Sá, com tema: ‘Lições da China para o Desenvolvimento Sustentável’. “A participação da China é de extrema importância na nossa economia e está alinhada, sobretudo com as nossas premissas, voltadas para a sustentabilidade e inclusão. O estado da Bahia tem esse viés social muito importante de incluir as pessoas, pensar nas pessoas políticas e no comando do Governador Jerônimo Rodrigues seguimos em busca pelo desenvolvimento pautado na transição energética, na verticalização de cadeia, insumos e produtos com foco na descarbonização”, destacou o coordenador.
Ainda em sua fala, Válbete de Sá ressaltou a importância da chegada da Build Your Dreams (BYD) na Bahia. “A vinda da maior produtora de carros elétricos do mundo para o Polo Industrial de Camaçari é uma sinalização do povo chinês que o estado da Bahia é a sua prioridade. “A BYD não é uma empresa só de veículos, é uma empresa de tecnologia, de inovação. O objetivo de atrair uma indústria automobilística sustentável, com investimento de R$5,5 bilhões, gerando cerca de 10 mil empregos, tornou-se uma realidade para nós baianos”, afirmou.
Além de comemorar o marco, o objetivo do evento foi fomentar as relações científicas, culturais, institucionais e comerciais entre a China e a Bahia. Também participaram do evento, autoridades brasileiras e chinesas, representantes de empresas e investidores, além de uma comitiva de doutores da Academia de Shandong, que apresentaram dados dos estudos realizados em conjunto com a SEI.