Saúde SP municipal promove 14ª edição do Seminário de Pesquisas em IST/Aids
Evento apresentou trabalhos que possuem a Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids como fonte principal de estudos; também foi lançado inventário durante o evento
- Data: 06/12/2022 08:12
- Alterado: 15/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
AIDS
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira (5) o XIV Seminário de Pesquisa em IST/Aids, em celebração à campanha Dezembro Vermelho. O objetivo do evento foi divulgar as pesquisas que têm como fonte principal de estudos a Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, ressaltou a relevância do Dezembro Vermelho para as ações de conscientização relacionadas ao HIV (vírus da imunodeficiência humana) e à Aids. “É um marco importante para promover a prevenção, compartilhar informações e combater o estigma e o preconceito contra quem vive com HIV ou Aids.”
Ao longo do seminário, foi lançado o XVII Inventário de Pesquisas, que reúne todos os estudos realizados na RME, bem como os trabalhos da pasta e dos profissionais que atuam nas unidades municipais de saúde especializadas em IST/Aids, e que foram apresentados em eventos científicos ao longo deste ano. Também foi feita a entrega do selo de qualidade para a RME IST/Aids da cidade de São Paulo, como forma de reconhecimento nos processos de avaliação externa de qualidade (AEQ) do teste rápido em HIV, sífilis e hepatite C.
A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, destacou o empenho da equipe de IST/Aids em intensificar algumas estratégias ao longo do mês. “A coordenadoria organizou ações por toda a cidade, que vão desde as tradicionais, como iluminação em vermelho em monumentos e prédios da capital, até testagem e distribuição de autotestes e preservativos em pontos estratégicos”, disse.
Apresentações
No seminário, foram apresentadas pesquisas em três mesas, com participações de Carla Gianna Lupi, do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids; Aluísio Augusto Cotrim Segurado, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); e de Maria Amélia de Sousa Macena Veras, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O evento contou também com a participação do coordenador do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/Aids, Alexandre Gonçalves; a oficial de Programas de Educação em Saúde da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Mariana Braga; e a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS, Doralice Severo da Cruz.
Para a coordenadora de IST/Aids da Saúde Municipal da capital paulista, Cristina Abbate, as pesquisas são de grande importância para o processo de tomada de decisões relacionadas às políticas públicas de IST/Aids. “As pesquisas e evidências científicas são fundamentais para pautar a gestão pública”, ressaltou.
No encerramento do seminário, houve ainda o lançamento do livro “Entre tantos”, obra idealizada pela Coordenadoria de IST/Aids e escrita pelo jornalista e cronista Christian Carvalho Cruz, com histórias inéditas e reais de pessoas que vivem, direta ou indiretamente, com o HIV na cidade de São Paulo. Os protagonistas do livro estavam presentes no evento.