Saúde mental e trabalho
Excesso de trabalho, pressão, desafios psicológicos e a importância de cuidar da saúde emocional
- Data: 12/09/2021 07:09
- Alterado: 12/09/2021 07:09
- Autor: Larissa Rodrigues
- Fonte: ABCdoABC
Saúde mental e trabalho
Crédito:Yanalya - Freepik
Tempos difíceis, as vagas dos sonhos não são tão fáceis de conquistar, as contas e as responsabilidades não esperam até que a pessoa encontre um trabalho que a faça verdadeiramente feliz. Mas até que ponto devemos aguentar um trabalho que afeta nossa saúde mental?
Trabalhar em um emprego no qual você precisa enfrentar desafios psicológicos e desmoralizantes, é suficiente para que um empregador sofra danos psicológicos.
Quem nunca disse ou conhece alguém que fala não estar suportando mais o serviço? Mas que precisa aguentar por questões econômicas? Trabalhar em algo que não gosta, em um ambiente tóxico, no qual sua capacidade é testada o tempo inteiro, causa impactos negativos em seu bem-estar, saúde emocional, relacionamento com as pessoas e até saúde física. Os sintomas físicos mais comuns do transtorno são: palpitações, aperto no peito, sensação de sufocamento, náuseas ou diarreia, além de queixas de falta de paciência e concentração.
Com a pandemia do coronavírus, o número de pessoas com ansiedade aumentou. Cerca de 19 milhões de brasileiros têm algum tipo de transtorno de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Portanto, a saúde mental é um tema urgente dentro das empresas, e buscar ajuda com um especialista é essencial. O profissional da área da psicologia ajuda a lidar melhor com os sentimentos e também com os comportamentos.
Neste mês, é realizada a campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à valorização da vida e prevenção ao suicídio.