Saúde de Diadema abre consulta popular para ouvir população

Objetivo é recolher propostas que ajudem a construir uma rede de saúde melhor para todos.

  • Data: 05/07/2021 11:07
  • Alterado: 05/07/2021 11:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Saúde de Diadema abre consulta popular para ouvir população

Crédito:Reprodução/Prefeitura de Diadema

Você está em:

A primeira etapa preparatória para a 11ª Conferência Municipal da Saúde (que será realizada em agosto), terminou na sexta-feira (02), após a realização de quatro pré-conferências regionais e com um saldo de 731 propostas coletadas de melhorias para a área.

Com o intuito de ampliar ainda mais a captação de propostas e conhecer as demandas da população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal da Saúde (CMS), abre nessa segunda (5), dois novos mecanismos de consulta pública:

1 – Uma plataforma digital, que ficará aberta no período de 05 a 09 de julho de 2021, no site: www.conferenciasaude.diadema.sp.gov.br para recolher as sugestões dos usuários do SUS.

2 – Para aqueles que não têm acesso à internet, basta comparecer entre os dias 5 a 9 de julho a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Quarteirão da Saúde e solicitar uma filipeta na recepção da unidade para preenchimento das propostas.

Em ambos os canais de participação, a população deverá optar por escolher um dos eixos temáticos e votar na proposta já pré-definida no documento orientador ou incluir uma nova proposta referente ao eixo escolhido.

As propostas das Pré-Conferências e da Consulta Pública irão compor o relatório que será levado para as plenárias temáticas da Conferência Municipal e submetido para aprovação dos delegados.

A secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, convida mais uma vez a população a expressão sua opinião. “A participação popular é fundamental para que possamos planejar políticas públicas que vão de encontro com as reais necessidades dos moradores de Diadema. Tenho certeza que juntos vamos construir propostas para recolocar a cidade no caminho certo”, afirmou.

11ª Conferência Municipal da Saúde

Para evitar aglomeração e respeitar as medidas sanitárias de distanciamento social e de prevenção ao novo coronavírus, a 11ª Conferência Municipal de Saúde será realizada de forma virtual nos dias 06 de agosto (sexta-feira), das 18h45 às 22h e 07 de agosto (sábado), das 8h às 13h, também pelo aplicativo Zoom.

Com o tema “ResisteSUS: saúde e democracia em defesa da vida”, a discussão será focada em três eixos:

• Eixo 1 – Promoção e Prevenção: comunicação, promoção à saúde, cultura de paz e não violência, educação permanente e vigilâncias;

• Eixo 2 – Assistência à Saúde: Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica;

• Eixo 3 – Gestão do SUS, Financiamento e Participação Popular.

As propostas debatidas e eleitas pelos 136 delegados eleitos na fase anterior vão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde de Diadema dos próximos quatro anos (2022/2025).

Compartilhar:

  • Data: 05/07/2021 11:07
  • Alterado:05/07/2021 11:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados