Saúde da capital promove Virada Sustentável em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Ações de conscientização e práticas sustentáveis serão realizadas durante o mês de junho na cidade
- Data: 02/06/2022 10:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Meio Ambiente
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, nesta quinta e sexta-feira (dias 2 e 3), a Virada Sustentável, na zona sul da cidade, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo (5). As ações do evento acontecerão de forma simultânea, divididas em sete setores, em que cada um deles desenvolverá atividades de um determinado eixo temático que compõe o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), da SMS.
Os eixos temáticos que integram o Pavs são: biodiversidade e arborização; água, ar e solo; gerenciamento de resíduos sólidos; agenda ambiental na administração pública; horta e alimentação saudável e revitalização de espaços públicos.
A Virada Sustentável promoverá palestras, exposições, oficinas sobre o gerenciamento de descarte de resíduos sólidos, revitalização de espaços públicos, rodas de conversa sobre biodiversidade, arborização, entre outros assuntos. Além das ações voltadas para a educação ambiental, haverá também Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como dança circular, zumba, coral, automassagem e apresentações musicais.
O evento será realizado pelas equipes do Pavs da SMS em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam). As atividades ocorrem nos Centros Educacionais Unificados (Ceus) Vila do Sol, Guarapiranga, Feitiço da Vila – Deputado Prof. José Freitas Nobre, Capão Redondo – Profº Dr. Celso Seixas Ribeiro Bastos e Cantos do Amanhecer.
Além da Virada Sustentável, a SMS, ao longo de junho, promoverá outras atividades com ênfase em educação ambiental e práticas sustentáveis na cidade. As ações realizadas serão voltadas ao público em geral.
As atividades serão promovidas pelos mais de 330 equipamentos de saúde, geridos pelas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), em todas as regiões da capital que contam com equipes do Pavs integradas à Estratégia Saúde da Família (ESF) da SMS.
A programação engloba conversas sobre hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis com uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs), feiras de sustentabilidade, palestras sobre o descarte correto de resíduos sólidos, além de ações de plantio em pequenos espaços e outras iniciativas baseadas nos eixos norteadores.