São Paulo terá primeiro aeroporto privado a operar voos da aviação geral
Aeródromo, sob responsabilidade da Harpia Logística, receberá aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos e deverá iniciar suas operações até o fim de 2014
- Data: 25/07/2013 18:07
- Alterado: 25/07/2013 18:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secom SP
Decisão do Brasileiro de Enduro acontece neste fim de semana em Mairiporã
Crédito:
O bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, abrigará o primeiro aeroporto privado do Brasil responsável por operar voos da aviação geral (pousos e decolagens de jatos executivos e companhias de taxi aéreo), atendendo à crescente demanda da aviação executiva. A construção foi autorizada nesta quinta-feira, 25, durante evento realizado no escritório da Presidência da República, na Capital paulista.
O aeródromo, sob responsabilidade da Harpia Logística, receberá aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos e deverá iniciar suas operações até o fim de 2014. "O modal de transporte que mais cresce é o modal aeroviário, cresce muito mais do que o PIB. A iniciativa privada é mais rápida, é importantíssima hoje e para o futuro. Há décadas não temos um aeroporto novo na região. Os aeroportos que nós temos têm limitações", disse o governador Geraldo Alckmin.
O aeroporto terá aproximadamente quatro milhões de metros quadrados, uma pista de 1.830 metros – extensão superior à de Congonhas ou Santos Dumont – e poderá receber até 156 mil pousos e decolagens por ano. Ainda serão criados 33 lotes destinados à implantação de hangares, com 491 mil metros quadrados de área.
Haverá ainda ampla infraestrutura para receber voos internacionais (os órgãos responsáveis por autorizar a operação internacional, entre eles a Receita Federal, Polícia Federal e Anvisa, estão sendo consultados), heliponto, torre de controle, terminal de passageiros, forte esquema de segurança e centro comercial.
"É o investimento importante que São Paulo precisa para atender ao desenvolvimento e à demanda crescente", completou Alckmin.