“São Paulo Play Week” começa amanhã, dia 28, na USP

Com o tema “Acessibilidade, Diversidade e Justiça”, será realizada em São Paulo, entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro

  • Data: 27/11/2019 14:11
  • Alterado: 27/11/2019 14:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria de Imprensa
“São Paulo Play Week” começa amanhã, dia 28, na USP

Crédito:Divulgação

Você está em:

A “São Paulo Play Week” é o maior evento brasileiro voltado à criação de games, jogos e brinquedos de impactos social e pessoal transformadores. Organizado pela rede mundial “Games for Change” na América Latina em parceria com a ETEC Parque da Juventude, e com a coordenação do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), o evento conta também com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

“Numa época marcada pelas polarizações políticas, pelos conflitos internacionais e por uma incerteza angustiante sobre o futuro do trabalho, do lazer e das indústrias criativas, a SP Play Week celebra o caráter lúdico, interativo e participativo de games, jogos e brinquedos que colocam em primeiro lugar a criatividade, a acessibilidade, a diversidade e a promoção da Justiça”, diz Gilson Schwartz, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes e coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP, responsável pela realização do evento, que terá diversas atrações distribuídas por diferentes espaços da universidade (confira a programação completa no site www.cidade.usp.br).

Durante os 10 dias, serão realizadas palestras, oficinas, vivências, game jams (maratona de criação de brinquedos e de games digitais ou analógicos), minicursos e sessões de pitching (apresentação rápida, executiva e vendedora) para startups voltadas à criação de jogos, games ou brinquedos, entre outras atividades como jardinagem e jogos vocacionais e existencialistas. A aceleradora de startups nova-iorquina “Games for Change (G4C) Accelerator”, com uma comissão julgadora formada por especialistas em mercado de games, participará do evento para seleção e avaliação de projetos. “São investidores, patrocinadores e doadores atrás de ideias criativas, que possam ser viabilizadas em benefício de causas e da solução de problemas”, explica o professor.

O público presente poderá ainda conferir atrações como o seminário “Criptomoedas e Inclusão Criativa”, com especialistas em fintechs refletindo sobre as tendências e desafios da convergência entre moedas digitais, novas tecnologias e inclusão criativa na sociedade do conhecimento e na economia da informação, como também o “Pets Play”, onde cães e gatos participarão com atividades monitoradas por professores de veterinária e também de ética e direitos animais, em que serão abordadas questões de ordem sanitária, social e cultural associadas ao brincar com animais caseiros.

O evento marca ainda o lançamento do jogo não-digital “Purposyum, Challengers of Justice”. Concebido e produzido por alunos da ETEC Parque da Juventude com a mediação de pesquisadores e consultores do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP, ele foi selecionado pela United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) em parceria com a UNESCO entre dez jogos de todo o mundo que integram a campanha “Educação para a Justiça”.

“Ao longo dos 10 dias de evento, teremos ainda feira de livros e jogos, espaços de playteste analógicos e digitais e vivências como um camping com luau dentro do campus Butantã da USP”, completa Schwartz. Aberta para o público em geral, a São Paulo Play Week é voltada especialmente a estudantes do Ensino Médio, Técnico, Superior e aprendizes em projetos do Terceiro Setor, assim como seus professores, mentores e mediadores culturais. A participação será organizada levando em conta os requisitos de acessibilidade, diversidade e justiça na realização da SP Play Week.

Compartilhar:

  • Data: 27/11/2019 02:11
  • Alterado:27/11/2019 14:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria de Imprensa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados