São Paulo entra em atenção para alagamentos
Decreto do CGE para toda a cidade começou as 8h50
- Data: 18/04/2023 09:04
- Alterado: 18/04/2023 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Chuvas
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, decretou as 8h50 estado de atenção para alagamentos em toda a cidade por conta das fortes chuvas da manhã desta terça-feira (18). Clique aqui e acompanhe a situação em tempo real.
Estado de atenção para alagamentos em toda a capital a partir das 08h50
A terça-feira (18) amanheceu chuvosa na capital paulista e região metropolitana. Na madrugada os termômetros registram média de 19°C com chuva fraca intermitente.
A propagação de uma frente fria que se encontra entre o litoral do Paraná e São Paulo está associada à áreas de instabilidade oriundas do interior do estado paulista. Essa condição mantém o tempo fechado e chuvoso durante o dia.
As precipitações variam de intensidade entre moderada, por vezes fortes e ganham força a partir da tarde. Além disso, as chuvas devem vir acompanhadas de eventuais rajadas de vento, o que eleva a condição para quedas de árvores, elevação de córregos e rios e formação de alagamentos.
Há potencial elevado também para deslizamentos em áreas de risco. Hoje a temperatura máxima não deve superar os 23°C e as menores taxas de umidade do ar se mantêm acima dos 70%.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
Evite transitar em ruas alagadas
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Tendência para os próximos dia:
A frente fria se afasta do litoral paulista a partir da quarta-feira (19), porém a chegada do ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal vai derrubar as temperaturas a partir da quinta-feira (20). O frio se mantém até o final de semana, potencializado pelos ventos que passam a soprar do quadrante sul/sudeste.
Na quarta-feira (19) o tempo ainda se mantém instável e chuvoso principalmente durante a madrugada e no período da manhã. As condições atmosféricas começam a melhorar a partir da tarde com a diminuição da chuva e consequente declínio das temperaturas. A mínima será observada durante a noite e a máxima não deve superar os 24°C, com as taxas de umidade do ar entre 65% e 95%.
A quinta-feira (20) vai amanhecer gelada, com termômetro em média na casa dos 13°C e sensação de frio abaixo dos valores registrados pelos termômetros das estações meteorológicas o CGE. No decorrer do dia, sol entre muitas nuvens e temperatura máxima prevista de apenas 21°C com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 50%. O dia termina com diminuição da nebulosidade, queda acentuada da temperatura e sem previsão de chuva.