São Paulo celebra Semana da Visibilidade Trans com diversos eventos

A semana terá uma programação de lives e ensaio fotográfico com 10 bolsistas do Programa Transcidadania

  • Data: 26/01/2021 20:01
  • Alterado: 26/01/2021 20:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: SMDHC
São Paulo celebra Semana da Visibilidade Trans com diversos eventos

Crédito:

Você está em:

A próxima sexta-feira 29 é o Dia da Visibilidade Trans, e para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove uma programação especial de atividades na capital paulista, com lives e ensaio fotográfico com participantes do programa Transcidadania.

A programação da Semana da Visibilidade Trans inclui a divulgação, na sexta-feira, dos resultados da fase quantitativa do primeiro mapeamento Trans realizado na cidade de São Paulo. Os pesquisadores ouviram 1650 pessoas trans de diversos bairros.

Ainda na sexta-feira, no encerramento da programação, haverá o lançamento da placa de reinauguração do Centro de Referência de Defesa da Diversidade CRD, que passa da administração da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, para a SMDHC, e recebe o nome de Brunna Valin, em homenagem à ativista trans morta em 2020.

Nesta terça-feira, (26/1), o fotógrafo Piti Reali (ex revistas Caras e ISTOÉ Gente), recebeu 10 participantes e egressos do Programa Transcidadania, iniciativa desenvolvida desde 2008 pela Prefeitura, que oferece uma bolsa mensal aos beneficiários para que eles participem de atividades e oficinas e deem continuidade aos estudos em escolas públicas referenciadas pelo programa. Em 2020, o Transcidadania mais que dobrou o número de vagas de 240 para 510 bolsistas.

“O Transcidadania é um programa da Prefeitura de São Paulo, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que oferece uma bolsa mensal para pessoas trans que se comprometem a buscar a progressão escolar, nas escolas públicas referenciadas, que oferecem um ambiente mais propício para essa diversidade. O Programa é descentralizado nos Centros de Cidadania LGBTI da prefeitura, onde as participantes têm apoio psicológico e de assistência Social, reforço escolar, e cursos e oficinas de capacitação.

A População Trans é um dos grupos sociais mais vulneráveis da cidade, seja à violência, à discriminação e ao preconceito que o machismo e a transfobia exercem ainda nos dias de hoje. A gestão municipal tem um olhar muito atento para o combate a esse tipo de discriminação e por isso o investimento nesse programa, que na realidade é um programa de garantia de direitos”, explica a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

Com o ensaio fotográfico “Luz e Sombra”, realizado em estúdio localizado na Santa Cecília, será evidenciada a transformação de vida dos participantes, da condição de extrema vulnerabilidade à qual as pessoas trans estão expostas, até a inclusão e a garantia de direitos. Na sexta, as primeiras 10 fotos do ensaio serão liberadas em formato digital, estarão disponíveis nas redes sociais da SMDHC e vão ilustrar um e-book no portal da secretaria na prefeitura.

Os participantes do ensaio foram escolhidos entre os quatro centros de Cidadania LGBTI da cidade responsáveis pelo acompanhamento do programa.  A SMDHC busca parcerias para divulgar o trabalho, que tem como principal objetivo, combater a transfobia, na cidade de São Paulo.

Por iniciativa do Centro de Cidadania LGTBI Claudia Wonder, da região Oeste, no dia 29/01, às 15h, haverá o lançamento do Calendário Trans 2021, no Instagram, com apresentação do artista e jornalista Jogê Pinheiro.

De terça a quinta-feira, 26 a 29/01, serão promovidos eventos na forma de lives sobre diversos aspectos da temática da transexualidade, abordando políticas públicas relacionadas a questões de enfrentamento ao preconceito e à violência, atendimento e tratamento de saúde e dificuldades de mulheres transexuais e homens trans para se inserir no mercado de trabalho (veja a programação ao final do texto). Por conta dos cuidados necessários para prevenção da Covid-19, os eventos serão todos online e transmitidos pelas redes sociais da SMDHC.

Serviço

Semana da Visibilidade Trans

26/01, terça-feira às 19h

Live: Pessoas Trans na Cidade de São Paulo

Convidados: Tatto Oliveira, Cassia Azevedo, Lorena Cascallana, Amanda de Lima, Angel Souza

Mediadora: Abigail Santos

27/01, quarta-feira às 16h

Live: Como fazer a trans formação na cultura das empresas

Convidados: Aline Moreira, Gabriella Bueno, Fê Maidel

Mediador: Ricardo Olimpio

28/01, quinta-feira às 19h

Live: A saúde e as dificuldades da pessoa trans

Convidados: Pedro Pires, Dr Daniel Mori

Mediadora: Fê Maidel

29/01, sexta-feira às 14h

Live: Dia da Visibilidade Trans

Apresentação do Resumida do Relatório da 1° Fase do Mapeamento Trans

– Abertura

– Fala da Secretária Ana Cláudia Carletto

– Fala do Vereador Eduardo Suplicy

– Apresentação do Relatório pela equipe do CEDEC

29/01, sexta-feira às 15h

Lançamento do Calendário Trans 2021

Organização: Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder

Participação do artista e jornalista Jogê Pinheiro

Instagram: @casarao_brasil

29/01, sexta-feira às 17h

Evento presencial, fechado, para marcar a transição do CRD da SMADS para a SMDHC e a inauguração da Placa com o nome CRD Brunna Valin.

Convidados: Secretária Claudia Carletto, Floriano Pesaro e Eduardo Barbosa

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados