São Paulo apresenta política de sustentabilidade em Madri para conquistar título
Encontro multilateral de cidades latino-americanas discutirá o planejamento de ações da entidade até 2024 para, dentre seus objetivos, abordar a retomada sustentável da economia
- Data: 29/10/2021 15:10
- Alterado: 29/10/2021 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Crédito:Reprodução
A Prefeitura de São Paulo, por meio da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, estará em Madri, na Espanha, para participar da XIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, de forma presencial. São Paulo poderá postular uma “Capitalidade”, título de reconhecimento em determinadas áreas, com o objetivo de se tornar a “Capital Verde Ibero-americana“. O reconhecimento é dado para as cidades que têm políticas de consolidação de áreas verdes e biodiversidade
“Esse título de Capital Verde Ibero-americana foi estabelecido pela UCCI no ano de 2005, para reconhecer as políticas de governos locais que busquem fortalecer e consolidar as áreas verdes e a biodiversidade urbana, como base para avançar na direção de uma cidade sustentável. Queremos notabilizar São Paulo como vanguarda e contraponto à imagem de um Brasil do negacionismo científico e do negacionismo à proteção do meio ambiente”, explica Marta Suplicy, que representará o prefeito Ricardo Nunes, no encontro.
A postulação a esse título poderá ser feita durante a Assembleia, sendo que a decisão será tomada em reunião do Conselho Executivo – formado pelas cidades Copresidentes e Vice-Presidentes da UCCI – no ano de 2022.
Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas
A Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas é um foro político bianual de alto nível entre os representantes das capitais e grandes cidades da Ibero-América, no qual são definidas questões estratégicas da UCCI, como a eleição para cargos na estrutura da organização. Marta Suplicy poderá pleitear a presidência de um dos vários comitês setoriais da organização, como o de “Cidades Sustentáveis e Resilientes”.