São Judas lança mini documentário sobre Mestres da Cultura Popular
Produzido por aluno e professoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento, documentário busca trazer uma narrativa real dos mestres e suas experiências
- Data: 16/12/2020 20:12
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Universidade São Judas
Crédito:Reprodução
A diversidade está na raiz do Brasil. Suas múltiplas formas de expressão cultural são fontes para histórias e base de inspiração para pessoas que querem apresentar a nossa riqueza para as novas gerações. A Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento, lança o mini documentário “Ancestralidades – Mestres da Cultura Popular“, desenvolvido pelo aluno Adailton Oliveira da Silva e orientado pelas professoras, Gisele Garcia Zanca e Bruna Gabriela Marques, a partir do projeto de pesquisa “Os Mestres da Cultura Popular Brasileira de Matrizes Afrocentradas: um estudo sobre ancestralidade, corporeidade e envelhecimento”. O projeto tem como objetivos dar visibilidade ao protagonismo dos mestres das culturas populares de matrizes afrocentradas. O registro estará disponível a partir do dia 17/12, às 19h, no canal do Youtube da PGCE: Ciência, Saúde e Envelhecimento da São Judas https://cutt.ly/YhGf1CJ.
Os quatro mestres participantes foram: Adailson Jacobina de Oliveira (62), mestre Caçapava, José Carlos da Silva (65), com um vasto repertório das danças populares brasileiras, além de ser vice-presidente do Teatro Popular Solano Trindade, Vitor Israel Trindade de Souza (64), presidente do Teatro Popular Solano Trindade e professor de toque de danças de orixás em conjunto com danças populares e Gabriel de Souza Martins (Mestre Gabi) (72), mestre sala da Escola de Samba Verde Branco.
Os registros audiovisuais foram gravados pelo desenvolvedor do projeto, Adailton Oliveira da Silva, contendo neles, a narrativa da história de vida dos mestres na cultura popular e suas percepções sobre envelhecimento e ancestralidade. Para o documentário foram feitos registros audiovisuais das narrativas e performances, além de trechos dessas apresentações que foram incluídas e editadas no mini documentário.
“Este trabalho pretende dar visibilidade e protagonismo aos mestres em processo de envelhecimento. O intuito é trazer o saber popular para a academia e apresentar a visão do envelhecimento a partir de outras perspectivas, das culturas de matrizes africanas” explica a professora Gisele Garcia Zanca.
É possível acessar o teaser do mini documentário através do link: https://www.youtube.com/watch?v=yfK_Bm6NRI8&feature=youtu.be
Serviço:
O que: Minidocumentário sobre ” Ancestralidades – Mestres da Cultura Popular”
Quando: 17 de dezembro, às 19h
Onde: Online
Quanto: Gratuito