São Caetano realiza nova ação do programa Coração de Estudante

Dia do Coração na Escola conscientiza crianças sobre importância de hábitos saudáveis

  • Data: 03/10/2013 18:10
  • Alterado: 03/10/2013 18:10
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS
São Caetano realiza nova ação do programa Coração de Estudante

Crédito:

Você está em:

Uma série de atividades de conscientização sobre os riscos de doenças cardiovasculares e a necessidade da adoção de hábitos saudáveis de vida marcou o Dia do Coração na Escola, realizado na manhã desta quinta-feira (3/10) em dez escolas municipais de Ensino Fundamental de São Caetano do Sul – a segunda etapa da ação ocorre no dia 10 deste mês, em outras nove escolas sancaetanenses. A iniciativa faz parte do pioneiro programa Coração de Estudante, fruto de uma parceria da Prefeitura com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo/Regional ABCDM (Socesp-ABCDM) – estudantes da Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC também participam do projeto.

A cardiologista Carla Lantieri, coordenadora geral do projeto Coração de Estudante, destacou que cerca de 1.500 crianças participaram das atividades nesta quinta. “Até o ano passado o projeto chegava a seis escolas. Agora ele foi ampliado para 19, o que é muito bom para a divulgação deste importante trabalho preventivo de combate às doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortes no Brasil. Esta ação com as crianças é chamada de prevenção primordial, pois o trabalho de conscientização é realizado antes que os fatores de risco para as doenças apareçam.”

Voltadas aos alunos do Ensino Fundamental, as atividades começaram logo cedo e empolgaram os participantes. Em cada escolas as crianças foram divididas em cinco equipes, com cores diferentes, e se revezaram em uma série de salas temáticas. Na sala multimídia, os estudantes responderam questões relacionadas a estilos de vida saudáveis; na de nutrição, eles receberam orientações sobre alimentos que auxiliam e outros que prejudicam a saúde do coração; e no relaxamento, eles aproveitaram para participar de alongamentos e ouviram dicas para evitar situações de nervosismo.

O Dia do Coração na Escola também envolveu atividades físicas nas quadras esportivas das escolas – os alunos suaram a camisa em brincadeiras que tinham como objetivo orientá-los para os riscos do sedentarismo. A quinta estação temática era a de teatro, onde as crianças usaram toda sua criatividade para passar a mensagem da necessidade dos cuidados com o coração. “Certamente estes jovens vão adotar hábitos mais saudáveis de vida, além de serem multiplicadores destas informações em suas famílias e com os amigos”, avaliou Carla Lantieri.

 “Os alunos interagiram muito em todas as oficinas. Hoje foi um dia de muito aprendizado para eles, praticamente uma preparação para que tenham um coração saudável agora e na vida adulta”, avaliou Priscila Leone Colli, diretora da EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza, uma das escolas participantes das atividades desta quinta-feira.

MONITORES – As atividades desta quinta-feira foram realizadas por 151 monitores capacitados pela Socesp em agosto. “Quando passei pela capacitação eu não imaginava o que ia encontrar. Fiquei surpreso ao ver como os estudantes receberam bem as orientações e foram receptivos às atividades”, elogiou Sandro Falasca, da Secretaria da Cultura, que foi monitor na EMEF Sylvio Romero, no Bairro Oswaldo Cruz. Também participam do Coração de Estudante servidores das secretarias de Educação, Saúde, Esportes de São Caetano – o médico Luciano Xavier, da Saúde, é o responsável pelo projeto na cidade.

Na EMEF Senador Fláquer, localizada no Bairro Fundação, a diretora Daniela Rebustini Bottecchia conversou com os jovens antes do início do Dia do Coração na Escola. “Nesta manhã vocês terão a oportunidade de avaliar os hábitos que estão acostumados a realizar no dia-a-dia e refletir sobre as dicas necessárias para uma vida mais saudável. Além disto, vocês são nossos multiplicadores por esta ação e conscientização de uma maior qualidade de vida”. A aluna Luana Ramos, do 7º ano, gostou das orientações sobre os riscos causados pela obesidade e sedentarismo.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 03/10/2013 06:10
  • Alterado:03/10/2013 18:10
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados