São Caetano inicia obras da Escola Parque, na Praça Luiz Tortorello
O Bairro Santo Antônio, em São Caetano do Sul, ganhará em 2020 a sua primeira EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil)
- Data: 18/09/2019 17:09
- Alterado: 18/09/2019 17:09
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
Crédito:Junior Camargo / PMSCS
As obras na Praça Luiz Olinto Tortorello, à margem da Avenida Goiás, foram iniciadas pela Prefeitura nesta quarta-feira (18/9) e devem ser finalizadas em junho do ano que vem.
A unidade tem novíssimo conceito, desenvolvida no modelo de escola parque, com implantação de 15 medidas de sustentabilidade e integração de ambiente escolar com espaço público. O principal objetivo da Prefeitura no projeto de construção é garantir a preservação da área verde e a utilização da praça como espaço de convivência.
“Não haverá perda de área verde, pelo contrário. No projeto destaca-se um acréscimo de árvores. É bom lembrar, também, que antes do prosseguimento do projeto tivemos o aval do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) numa reunião realizada em maio deste ano”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.
Outro fator preponderante de ganho com a construção da nova EMEI no Bairro Santo Antônio é com relação ao conceito de escola parque. “Além de ser a primeira escola pública de educação infantil do bairro, este novo conceito agrega uma possibilidade maior de aprendizado das questões ambientais na Educação, com salas de atividades e multiuso, playground e solário. Além disso, a unidade terá pátio externo integrado à praça, com total segurança aos seus 120 alunos, e áreas para plantio de hortas educacionais e compostagem de resíduos”, complementa Auricchio.
INVESTIMENTO
O valor contratado mediante licitação é de R$ 5.995.409,67. As 15 medidas de sustentabilidade urbana têm o intuito de atender aos requisitos do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo. A atenção ambiental estará presente na acessibilidade universal, adaptação à topografia local, orientação solar adequada, ventilação e iluminação natural, economizadores de água, plantio de espécies nativas, pavimentação permeável e espaços de uso comum para integração da comunidade.