São Caetano inicia Curso de Aperfeiçoamento Profissional para a GCM
Os integrantes devem ser submetidos à qualificação profissional por, no mínimo, 80 horas ao ano
- Data: 07/02/2023 17:02
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
Secretaria de Segurança de São Caetano inicia Curso de Aperfeiçoamento Profissional para a Guarda Civil Municipal
Crédito:Divulgação / GCM / PMSCS
A Seseg (Secretaria de Segurança) da Prefeitura de São Caetano do Sul deu início na segunda-feira (6/2), na sede da GCM (Guarda Civil Municipal), ao Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) para GCMs.
O curso foi desenvolvido pela Divisão de Ensino e Formação da GCM, em atenção à exigência da Polícia Federal para todas as guardas do País – decreto 5123/2004, que determina que os integrantes devem ser submetidos à qualificação profissional por, no mínimo, 80 horas ao ano.
Além do aperfeiçoamento profissional, o CAP tem como finalidade integrar cada vez mais as Forças Policiais atuantes no município e trocar experiências. Entre as disciplinas estão Técnicas Operacionais; Gestão Integrada da Segurança Pública; APH (Atendimento Pré-Hospitalar) com o Corpo de Bombeiros, Língua Portuguesa e Armamento e Tiro. A primeira aula foi ministrada pela atual delegada titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Luciara de Cássia da Conceição, que explanou sobre os Princípios Constitucionais, Segurança Pública, Leis Especiais, Definição de Crimes e suas características.
O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, agradeceu a parceria com as forças policiais. “Agradecemos por mais essa parceria com as Forças Policiais (Polícia Civil e Militar) no aperfeiçoamento profissional dos GCMs. A atualização com conteúdo técnico e jurídico e a troca de experiência profissional são essenciais para atender a população com qualidade e profissionalismo”, enalteceu Lourival.
“Para garantir um atendimento de qualidade à comunidade, a capacitação é essencial capacitar os GCMs e principalmente com a troca de experiências”, complementou o comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva.
A delegada titular do município corroborou as palavras do secretário. “É sempre um prazer colaborar com o aperfeiçoamento profissional dos GCMs. É fundamental para os agentes de segurança buscar e investir tempo nos conteúdos técnicos e jurídicos. A instrução prevê a autuação em conformidade com a Lei”, finalizou Luciara.