São Caetano engrossa o time das cidades que não terão carnaval em 2022
Ao menos 71 cidades do Estado de São Paulo decidiram cancelar o carnaval em 2022
- Data: 24/11/2021 17:11
- Alterado: 24/11/2021 17:11
- Autor: Andréa Brock
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Letícia Teixeira
Ao menos 71 cidades do Estado de São Paulo decidiram cancelar o carnaval em 2022 por conta da pandemia de coronavírus. No Grande ABC, somente São Caetano do Sul anunciou, na manhã de hoje, que não irá realizar os festejos de Carnaval. “Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia não acabou. A proteção da vida segue como prioridade “, afirmou em nota o executivo municipal sancaetanense.
Até o tradicional carnaval de São Luiz do Paraitinga, que leva multidões às ruas, foi cancelado.
Embora as taxas de ocupação estejam baixas e os índices da doença registrem melhoras no comparativo com os piores meses da pandemia, na avaliação de alguns gestores municipais o momento é de cautela.
Algumas prefeituras temem que as festas possam gerar uma nova onda de contaminação do coronavírus e volte a elevar o número de casos e óbitos.
A média móvel diária de mortes registrada na última terça-feira, 23 de novembro, foi de 72 no Estado de São Paulo. O valor é 15% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de estabilidade. Já a média diária de casos é de 1.400, valor 33% maior do que o de 14 dias, o que aponta tendência de alta.
Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, as cidades têm autonomia para decidir sobre a realização do evento e não precisam informar a gestão estadual.
O coordenador do Comitê Científico contra a Covid-19 do governo de São Paulo, Paulo Menezes, declarou hoje que é “precoce pensar em uma situação de multidões nas ruas, com aglomeração, mesmo que seja daqui a três meses”.
Apesar disso, o governador João Doria (PSDB) disse, na mesma coletiva de imprensa, que as decisões sobre a organização do carnaval em meio à pandemia de Covid-19 cabem às prefeituras do estado, e que elas podem adotar medidas mais rigorosas do que as implementadas pelo governo estadual.
Cidades paulistas que já cancelaram o Carnaval:
Altinópolis
Amparo
Barrinha
Borborema
Botucatu
Brodowski
Cabreúva
Caconde
Cajuru
Campo Limpo Paulista
Cássia dos Coqueiros
Cunha
Dobrada
Dumont
Franca
Guaíra
Guariba
Guatapará
Iacanga
Ibitinga
Itápolis
Itatiba
Itupeva
Jaboticabal
Jacareí
Jarinu
Jundiaí
Lins
Lucélia
Luís Antônio
Marília
Mairinque
Mogi das Cruzes
Monte Alto
Monteiro Lobato
Natividade da Serra
Nazaré Paulista
Paraibuna
Pirassununga
Pitangueiras
Poá
Potirendaba
Pradópolis
Presidente Prudente
Rifaina
Roseira
Salesópolis
Sales Oliveira
Santa Cruz da Esperança
Santa Ernestina
Santa Isabel
Santa Rosa de Viterbo
Santo Antônio da Alegria
Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
São Caetano do Sul
São Joaquim da Barra
São Luiz do Paraitinga
São Simão
Sorocaba
Suzano
Taquaritinga
Taubaté
Ubatuba
Várzea Paulista
Espírito Santo do Turvo
Itapetininga (o desfile de rua foi cancelado, porém outros eventos estão permitidos — inclusive apresentação das escolas de samba, só não na rua)
Louveira
Monte Alegre do Sul
Valinhos
Vinhedo
O coordenador do Comitê Científico contra a Covid-19 do governo de São Paulo, Paulo Menezes, declarou nesta quarta-feira (24) que é “precoce pensar em uma situação de multidões nas ruas, com aglomeração, mesmo que seja daqui a três meses”.
Apesar disso, o governador João Doria (PSDB) disse, na mesma coletiva de imprensa, que as decisões sobre a organização do carnaval em meio à pandemia de Covid-19 cabem às prefeituras do estado, e que elas podem adotar medidas mais rigorosas do que as implementadas pelo governo estadual.
“A decisão pertence a cada prefeitura, elas têm autonomia para essa decisão”, disse Doria.