São Caetano dá início em uma série de obras no combate às enchentes
Consórcio Ambiental FJ, formado pelas empresas Grupo JOFEGE e FBS Construtora, será responsável pela obra
- Data: 07/05/2024 13:05
- Alterado: 07/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: JOFEGE
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
Na última semana, a prefeitura de São Caetano do Sul (SP) assinou contrato para obras de infraestrutura no bairro Fundação para construção de piscinões, galerias de água, entre outras obras, para combate à enchentes na região. O Consórcio Ambiental FJ, formado pelas empresas Grupo JOFEGE e FBS Construtora, será a responsável pela obra na cidade.
As obras incluem a construção de piscinão, de muro de contenção de 4,5km em toda a extensão da Avenida do Estado na cidade, implantação de redes de esgoto, e micro e macrodrenagem em 5km, com a reforma e ampliação de galerias para aumentar a capacidade de vazão das águas.
As obras já tiveram início, na segunda-feira 22 de abril de 2024 e devem durar de 24 a 30 meses. Serão quatro frentes que vão ocorrer simultaneamente. Essas frentes serão paralelas e concomitantes de ataque a esse problema, pois desde 1976 não há uma intervenção de combate às enchentes junto ao canal do Rio Tamanduateí no território de São Caetano, é a obra mais esperada pela população.
Esse conjunto de obras terá um investimento de R$ 173,3 milhões, sendo 16% da Prefeitura e 84% proveniente de operação de crédito junto à CAF (Corporação Andina de Fomento), explica Diego Lima, Gerente da JOFEGE e membro do consórcio que irá atuar nas obras na cidade.
O piscinão será construído entre a Avenida do Estado, a Rua Ceará e a Avenida Conde Francisco Matarazzo. Terá capacidade para armazenar 18.826,80 m³ de água. A ampliação de galerias será iniciada pelas nas ruas Pedro Alexandrino, Deputado Emilio Carlos e Herculano de Freitas. O muro de contenção será alteado em toda a extensão da Avenida do Estado em São Caetano (4,5km), contribuindo para evitar o transbordamento do Rio Tamanduateí. Além disso, serão implantados mais 3km de redes de esgoto no Fundação.
Outras obras da JOFEGE estão presentes em todo o Estado de São Paulo
A construção do novo reservatório no Morumbi se torna mais uma iniciativa com participação da JOFEGE nos últimos anos na Grande São Paulo. A empresa também lidera obras de pavimentação na capital, as quais propõem recuperar mais de 30% dos 20 milhões de metros quadrados de pavimentação total da cidade até o fim de 2024.
A JOFEGE também está presente na construção de quatro reservatórios para combate às enchentes no bairro de Perus, na zona norte de São Paulo. A previsão é que as obras dos reservatórios sejam concluídas até julho de 2024 e a canalização completa do córrego até março de 2025.
A construção do piscinão do córrego Laranja Azeda, que corta as cidades de Jandira e Barueri, também conta com a participação da JOGEGE. A obra terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via. Esse reservatório terá cerca de 24,5 metros de profundidade, que equivale a aproximadamente um prédio de oito andares, com cobertura de concreto, uma vez que em cima haverá um campo de futebol pertencente ao Centro Esportivo.