São Caetano capacita munícipes e emociona Graça Pinheiro
Fundo Social celebra mais de mil inscrições para cursos do segundo semestre
- Data: 12/08/2013 18:08
- Alterado: 12/08/2013 18:08
- Autor: Mayra Monteiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Com brilho nos olhos e a nítida demonstração de orgulho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, Graça Pinheiro, se emociona ao falar da primeira semana de realização dos cursos de capacitação profissional do segundo semestre de 2013: “A casa está cheia!”
No início do ano, mais de 900 inscrições foram realizadas e, para os próximos meses, cerca de 1.100 já foram efetuadas para as formações nas áreas de gastronomia, estética e artesanato. “Aqui é um espaço onde as pessoas aprendem. Temos professores comprometidos e melhoramos a estrutura das aulas para oferecer o que há de melhor para nossa cidade”, destaca Graça.
Grande parte dos cursos já está com as vagas totalmente preenchidas, mas outros, como garçom e garçonete, ceia de natal e panetone, ainda contam com poucos lugares. “Muitos alunos saem daqui e já conseguem uma colocação no mercado de trabalho. Se preferirem, podem iniciar um negócio próprio ou, então, aproveitam o conhecimento conquistado aqui para complementar a renda familiar”, explica.
Carlos Alberto Michelon está desempregado e recorreu ao Fundo Social para batalhar uma nova carreira. Participante das aulas de pintura decorativa, Michelon revela que está plenamente satisfeito com a entidade. “O que aprendo aqui posso produzir em casa também. Essa é uma oportunidade que tem me mostrado alguns caminhos e, se tudo der certo, seguirei nessa área.” Nas aulas, Carlos e os demais alunos aprendem na prática técnicas de pinturas em madeira e texturas de paredes. Os materiais preparados nesta e nas demais salas de artesanato serão vendidos no bazar de natal do Fundo, com previsão para ser realizado em dezembro.
No espaço de estética, a cabeleireira Marinalva Mendes Silva frequenta as capacitações para design de sobrancelha, maquiagem e manicure. “Quero ser uma profissional completa. Já trabalho na área, mas é preciso buscar as novidades do setor e renovar meus conhecimentos”, define. “Esse é meu primeiro contato com o Fundo Social, porém já posso dizer que adoro aqui.”
Por fim, no Espaço Gastronômico Heitor Pontes, que este ano recebeu uma série de equipamentos modernos e melhorias nas instalações, Aparecida da Conceição Silva também busca uma recolocação no mercado de trabalho. “Estou desempregada e tive boas referências do Fundo Social. Estou matriculada em diversos cursos e quero me especializar na culinária nacional, para um dia, quem sabe, poder trabalhar em algum grande restaurante”, anseia Aparecida.
INSCRIÇÕES – As inscrições seguem abertas para os munícipes com mais de 18 anos de idade. Para isso, é preciso se dirigir até a sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na Rua Antonio Bento, 140, Bairro Santa Paula, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas ou das 13 às 16 horas, com comprovante de residência e documento. Para mais informações, basta ligar para 4228-8907.