São Caetano amplia atendimento no Dia D da vacinação contra a gripe
Seguindo o calendário da Campanha Nacional de Vacinação, a Prefeitura de São Caetano do Sul realiza o Dia D da imunização contra a gripe neste sábado (4/5).
- Data: 02/05/2019 13:05
- Alterado: 02/05/2019 13:05
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:Junior Camargo / PMSCS
A vacina estará disponível aos grupos prioritários das 8h às 17h em todas as unidades de Saúde da cidade, além do Hospital São Caetano – ver programação abaixo.
A novidade para o Dia D é a utilização também da carreta Saúde em Movimento para a aplicação da vacina. A unidade móvel estará estacionada na Praça Virgílio Leandrini (popular Praça da Figueira, na Rua Visconde de Inhaúma x Rua Nelly Pellegrino), atendendo das 8h às 16h.
Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; mulheres puérperas (até 45 dias após o parto); idosos (60 anos ou mais); profissionais da área da Saúde (das redes pública ou particular); pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças ao mesmo tempo); e professores (das redes pública ou particular).
Com a campanha, o Ministério da Saúde tem a meta de vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários contra o influenza. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.
A infecção por influenza normalmente se manifesta como síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.