Santo André recebe a exposição Ofício Luminoso
Abertura da exposição fotográfica do paraense Luiz Braga acontece no dia 19 de março no Espaço Galeria do Sesc Santo André
- Data: 18/03/2015 14:03
- Alterado: 18/03/2015 14:03
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Santo André
Crédito:Luiz Braga
A fotografia é a linguagem que reflete o tempo. Os milésimos de segundo da captação do olhar, da realidade em movimento para a fixação desse instante único, que passa pela sensibilidade do artista e chega até nós. É sobre esse olhar que a exposição Ofício Luminoso é construída. Com curadoria de Diógenes Moura, a exposição exalta as fotografias de Luiz Braga com o objetivo de decifrar os signos por trás do cotidiano particular dos moradores do Pará ao mesmo tempo em que inaugura uma reflexão sobre o pensamento fotográfico.
Com abertura ao público a partir do dia 19 de março, quinta-feira, às 10h, a exposição Ofício Luminoso reúne 20 fotografias no Espaço Galeria realizadas em etapas distintas por Luiz Braga, denotando o percurso estético experimentado pelo artista ao longo de uma carreira de quase quatro décadas. Em obras intituladas como “Fotógrafo lambe-lambe”, “Alfaiate”, “Vendem-se lembranças” e “Almoço do carregador” (todas produzidas em 1977), o fotógrafo flerta com um olhar documental sóbrio em registros em preto e branco. Com o passar do tempo, Luiz Braga opta em ressaltar as cores fortes que tingem locais como Barcarena, Estrada Nova e Ilha do Mosqueiro, como se vê em retratos como “Sorriso fraterno” (2002), “Meninos na mesa do bar azul” (1996) e “Menina ao luar” (meados da década de 1990).
Nascido em 1956, Luiz Braga se deixou seduzir pela arte fotográfica quando ainda era garoto. O aprendizado não garantiu somente o domínio operacional do equipamento fotográfico e a ciência de sua anatomia, como também contribuiu para o aprimoramento do olhar. Veio assim a intimidade com os cenários tropicais do Pará, assim como a sensibilidade para observar os personagens que neles transitam.
Em paralelo, Luiz Braga fez investidas no mercado publicitário, um trajeto possível graças à formação em Arquitetura no início da década de 1980. Logo depois, o caráter universal que os seus retratos contemplam lhe possibilitou uma série de louros, a exemplo do Prêmio Marc Ferrez do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte (1988), o Leopold Godowsky Color Photography Award (1991) e o Prêmio Porto Seguro de Fotografia (2003).
Atualmente, Luiz Braga acumula dezenas de séries exibidas para o público em espaços expositivos do Brasil e do mundo, como a Retumbante Natureza Humanizada, mostra que reuniu 160 imagens abrigada no Sesc Pinheiros em 2014, ganhadora do prêmio APCA de melhor exposição de fotografia do ano. Além disso, o artista assina o livro “Luiz Braga”, com selo da Editora Cobogó e organização de Eder Chiodetto.
A exposição Ofício Luminoso estará em cartaz até o dia 14 de junho. Gratuitas, as visitas podem ser realizadas das terças as sextas-feiras, das 10h às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento começa às 10h e segue até às 18h30. Grupos interessados em visitas monitoradas devem enviar uma solicitação para o e-mail [email protected].