Santo André realiza força-tarefa para regularizar consultas
Ação vai beneficiar mais de 3,6 mil pessoas com atendimentos em ortopedia e otorrinolaringologia, além de pré-operatório para cirurgia de laqueadura
- Data: 19/03/2023 19:03
- Alterado: 31/08/2023 18:08
- Autor: Rafaela Mazarin
- Fonte: Secom-PSA
Crédito:
A Secretaria de Saúde de Santo André está realizando ao longo do mês de março uma grande força-tarefa para zerar a fila de espera por consultas de diversas especialidades. Mais de 3,6 mil pessoas serão beneficiadas com atendimento em ortopedia e otorrinolaringologia, além de pré-operatório para cirurgia de laqueadura.
“Estamos fazendo forças-tarefa aos fins de semana para zerar as filas de especialidades que se acumularam na pandemia. Além disso, seguimos realizando obras de reforma de equipamentos de saúde como o CHM, para garantir melhor atendimento para os pacientes”, afirma o prefeito Paulo Serra.
Neste fim de semana, o Centro Médico de Especialidades Apeninos, anexo ao CHM (Centro Hospitalar Municipal), realizou cerca de 1,2 mil consultas de otorrinolaringologia em dois dias.
No sábado (18), o Hospital da Mulher realizou um mutirão de atendimentos ambulatoriais para 285 pacientes que desejam realizar laqueadura. Trata-se de um método contraceptivo permanente para impedir futuras gestações. O objetivo é agilizar o processo administrativo e verificar as condições clínicas para a liberação das pacientes para o procedimento cirúrgico.
No próximo final de semana, serão atendidas cerca de 2,2 mil pessoas em uma força-tarefa de ortopedia no CHM.
“Seguimos concentrando todos os nossos esforços para zerar as filas de atendimento que surgiram com o represamento dos atendimentos durante a pandemia. Já conseguimos atender centenas de munícipes com a realização de forças-tarefa de várias especialidades, como ortopedia, urologia, oftalmologia, ginecologia, além de cirurgias em geral. E vamos continuar nos próximos finais de semana com outras especialidades”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Os pacientes contemplados pela força-tarefa foram previamente contatados pela Regulação Municipal. As consultas foram marcadas respeitando a ordem cronológica da fila de espera.
Fila Zero
O programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017 para normalizar as filas por consulta, exames e cirurgias. Mais de 70 mil procedimentos foram realizados desde então para inúmeras especialidades. Em virtude da pandemia, o programa foi suspenso e retomado em 2022.
Neste ano, o programa já realizou força-tarefa de cirurgias uroginecológicas e urologia infantil, por exemplo.