SAMU Diadema participa de simulado de acidentes
Equipes de resgate foram direcionadas para treinamento com produtos perigosos e múltiplas vítimas em São Bernardo do Campo
- Data: 11/08/2022 21:08
- Alterado: 11/08/2022 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
Estar preparado para atender as ocorrências que chegam ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Diadema requer qualificação e treinamento constante. Por isso, nesta quinta-feira (11/08), duas equipes do serviço (Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida) se deslocaram para o município de São Bernardo do Campo para participar de exercício simulado promovido pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.
Diadema foi convidada para compor as equipes de socorro de um acidente simulado que envolveu um caminhão tanque transportando etanol, um ônibus e um carro, resultando em 24 vítimas. Toda a cena foi realizada no km 8 da Interligação Planalto, na alça de acesso de quem vem da Anchieta para acessar a rodovia dos Imigrantes, sentido São Paulo.
Ao todo, foram sete profissionais da cidade envolvidos, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. “A ideia do incidente de múltiplas vítimas é ter muitas vítimas para pouco recurso e precisa de todo apoio, de toda rede de outros serviços para poder fazer o atendimento. É por isso que é feito esse simulado, para ver como está essa sincronia das equipes, testar como está a triagem e fazer o melhor atendimento a essas vítimas”, avalia o enfermeiro do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Robson de Araújo Barcelos.