SAMU de Diadema realiza treinamento para funcionários da Assistência Social
Ao todo, serão 11 encontros em equipamentos da SASC. Na próxima sexta-feira, 29/06, o treinamento acontece na GECAD (Gestão de Cadastros Programas e Benefícios no Âmbito do SUAS)
- Data: 26/06/2019 14:06
- Alterado: 26/06/2019 14:06
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
Com o objetivo de treinar os funcionários para situações de urgência ou emergência que podem acontecer no dia a dia envolvendo colegas de trabalho ou pessoas em atendimento em seus equipamentos, o Núcleo de Educação Permanente em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está realizando treinamento nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC),.
“A proposta é preparar os profissionais da SASC para atendimento de primeiros socorros, uma vez que lidam diariamente com a população e não estão imunes de ocorrências que envolvam a saúde da pessoa em atendimento ou até de um colega. Em muitos casos, os primeiros procedimentos podem evitar a evolução do quadro”, explicou a secretária interina da SASC, Caroline Rocha.
O curso mostra como funciona o SAMU e a forma como ele deve ser acionado, manobras de desengasgo, reconhecimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), como proceder em casos de choque elétrico, queimadura, desmaio, ferimentos, cortes e outras urgências.
“Estamos realizando o treinamento em locais de atendimento ao público e isso é muito importante. As ocorrências não têm horário e nem lugar para acontecer. A preparação do profissional desses equipamentos previne o agravamento de alguns casos, como uma situação de engasgo que precisa de uma intervenção imediata”, explicou a enfermeira do SAMU, Gisele Sirça.
Na última terça-feira, 25/06, o treinamento aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Centro para os profissionais do CREAS e da Casa Beth Lobo. A psicóloga da Casa, Jéssica Oliveira de Paula, contou sobre a importância desse conhecimento para o dia a dia. “Estamos o tempo inteiro nos preocupando em como fazer pelo outro. O treinamento vem com a proposta de cuidar também de quem cuida. É uma ideia genial que vai evitar muita coisa. Já presenciei casos em que foi preciso parar o atendimento, pois a munícipe começou a passar mal. São situações que fogem da psicologia, da assistência social, do direito. São ocorrências físicas. Então, esse treinamento tem uma visão integral das necessidades do profissional”.