Saiba como preparar o café árabe, símbolo de gentileza no Catar
Especialista explica as semelhanças entre a bebida árabe e a brasileira
- Data: 24/11/2022 11:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sterna Café
Dallah
Crédito:Shutterstock
O “café árabe” é um termo genérico para representar o modo como a bebida é preparada em diversos países do Oriente Médio. Sendo assim, aqueles que pretendem conhecer a região pela primeira vez durante a competição, podem se deparar com inúmeras variações no preparo de acordo com o local, como por exemplo a forma como os grãos são torrados e a escolha de temperos e condimentos.
Assim como no Brasil, os países do Oriente Médio encontram no café um símbolo de hospitalidade e conexão com o próximo. O que difere é a modo de preparo e a forma de servir. “Aqui no Brasil temos um passo a passo um pouco mais simples, normalmente com o grão já torrado. Já nos países árabes, mesmo que existam algumas diferenças regionais, a moagem do grão é bem fina e a torra é baixa, além da técnica que possui mais algumas etapas e tradições”, explica Deiverson Migliatti, fundador da rede Sterna Café, que já visitou mais de 1000 cafeterias em 62 países.
Preparado na dallah, bule tradicional da região, e servido em um copo sem alça, chamado de finjan, o momento do café da tarde será muito bem-vindo durante os jogos. A barista e nutricionista da rede Sterna Café, Daniela Zaminiani, separou o passo a passo para quem busca montar um cenário árabe dentro de casa e aproveitar a Copa com a família e amigos. Confira:
Ingredientes
– 3 colheres de sopa de grãos moídos de café árabe
– 3 copos de água
– 1 colher de sopa de cardamomo moído
– 5 cravos (opcional)
– Uma pitada de açafrão (opcional)
– 1 colher de chá de água de rosas (opcional)
Modo de preparo
– Despeje os 3 copos de água na dallah e deixe ferver em fogo médio. Caso não tenha o recipiente, é possível utilizar uma panela (caçarola) de aço inox. Remova do fogão por 30 segundos e deixe descansar. Adicione o café na água, volte ao fogão e deixe que ele misture naturalmente.
– Deixe o café fermentar em fogo baixo por 10 a 12 minutos. Se começar a ferver, diminua o fogo. Desligue o fogão e deixe a chaleira descansar por 1 minuto até a espuma baixar. Em seguida, adicione o cardamomo e alguns cravos.
– Coloque a bebida no fogo novamente e deixe ferver até criar a espuma do passo anterior. Retire do fogão e deixe descansar por 5 minutos. O pó irá descer para a parte debaixo do recipiente.
– Prepare a garrafa térmica com água fervente e após esvaziar, adicione o açafrão e água de rosas. Despeje a bebida na garrafa, deixando uma quantidade de café em pó no fundo da dallah. Pode utilizar o coador, se preferir.
– Deixe o café descansando de 5 a 10 minutos e sirva-o. Ao invés de acrescentar açúcar, ofereça um docinho como acompanhamento.
– Para beber, o processo é simples. Sirva e pegue a xícara com a mão esquerda, conforme prática de hospitalidade árabe orienta. No final, gire a xícara para mostrar que terminou de beber e o anfitrião saberá que você quer repetir.