Saiba como planejar e colocar na direção certa as suas metas para 2022
Se imprevistos acontecerem, ajuste a sua rota e siga em frente
- Data: 16/12/2021 10:12
- Alterado: 16/12/2021 10:12
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia
Crédito:Divulgação
Quando se aproxima o mês de dezembro, muitas pessoas começam a planejar metas para o ano seguinte e os melhores caminhos para conseguir cumpri-las. Mas a construção de metas precisa ser encarada como uma maratona, ou seja, o ideal é que haja uma preparação meses antes para conseguir o melhor resultado. Começar a refletir com antecedência acerca do ano seguinte traz mais segurança para corrigir as rotas e enfrentar contratempos.
“Logo, ao planejar com antecedência os seus planos para o ano seguinte, você tem tempo para ver o que está funcionando e o que não está indo bem. Além disso, se os objetivos para o próximo ano parecem muito distantes de serem alcançados, você pode simplesmente tentar reformulá-los e focar em algo que você aspira muito”, comenta Gabriela Azevedo – Psicóloga e Coordenadora da Academia de Talentos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Mesmo para quem não conseguiu planejar com antecedência, a especialista aponta algumas dicas:
-Mantenha as suas metas simples. Se envolverem um grau de complexidade maior, dívida a meta em etapas. Executá-las por partes será mais fácil de você conseguir cumpri-las e, assim, alcançar seu objetivo final.
-Tenha compreensão do porquê cumprir aquela meta será importante para você. Saiba o que você ganhará com ela ou qual o sentido que ela trará para você. Uma meta sem finalidade clara perde o propósito.
-É essencial estabelecer o contexto e a data em que você quer atingir o seu objetivo. Mas antes de definir seu prazo, lembre-se de avaliar bem a complexidade da meta, se ela envolve outras pessoas ou uma circunstância específica. Essa análise é fundamental para que o prazo estabelecido seja viável.
-Sua meta é realista? Os objetivos que estabelecemos devem ser factíveis, caso contrário será caminho certo para a frustração. Temos que lembrar que o é factível para um pode não ser para o outro, por isso, metas devem ser preferencialmente individuais e alinhadas com os seus interesses e habilidades.
-Metas e autoconhecimento tem tudo a ver. Ao definir um objetivo, se pergunte: “existe alguma resistência da minha parte que dificulte alcançá-lo?”, “estou motivado diante da meta definida”?
-Ao longo da vida, em diversos momentos, precisamos recalcular nossas rotas. Se imprevistos acontecerem, não se sinta desencorajado. Ajuste sua meta e siga em frente. Nossa capacidade de adaptação é surpreendente!
As metas de pequeno ou médio porte são tão valiosas quanto uma meta principal de vida. “Portanto, novos objetivos podem nos dar motivações e impactos benéficos em prol da nossa confiança. Vale reforçar que eles não precisam estar vinculados a um período de tempo específico, como o ano novo, para ser significativo na sua vida”, conclui Gabriela.