Saiba como é a participação do design gráfico nas publicações impressas

A capa é um dos principais elementos para convidar o leitor a viajar na obra

  • Data: 20/09/2022 20:09
  • Alterado: 20/09/2022 20:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: IMT
Saiba como é a participação do design gráfico nas publicações impressas

Crédito:Divulgação

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Apesar de estarem na moda e já existirem há algum tempo, muitas pessoas ainda torcem o nariz para os livros digitais e se valem de todos os argumentos a favor dos livros de papel. É claro que ambos os formatos possuem suas vantagens e desvantagens, mas ainda há uma grande parcela de leitores que gostam de sentir o cheiro do papel, de apreciar os detalhes e o design da capa. 

A capa é o primeiro contato visual com o livro, seja num ambiente digital, como um site, seja num ambiente físico, como uma loja. “É como um convite para nos aventurarmos naquela narrativa, criando um cenário que se fundirá com o texto e outros aspectos da obra. Mesmo nas obras de não ficção, a capa é um dos principais elementos na elaboração, comercialização e experiência de um livro”, diz Everaldo Pereira, designer gráfico e professor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Criada inicialmente para proteger as páginas, a capa foi transformando-se e adaptando-se aos comportamentos ao longo do tempo e adquiriu um espaço importante para a atuação de designers gráficos, ilustradores, fotógrafos e artistas visuais, uma vez que as editoras compreendem a relevância das capas para seus públicos leitores. 

O design da capa tem grande impacto no lançamento de novos títulos, no destaque de novos autores, na valorização de grandes e pequenas editoras, que precisam ganhar espaço no mercado editorial, porque a capa procura comunicar, de forma concisa e rápida, aquilo de que o livro trata já no primeiro contato, quer seja digital, quer seja impressa. “Deste modo, um designer gráfico que desenvolve capas precisa ficar atento tanto aos aspectos gráficos da capa, como cores, ilustrações e informações textuais, quanto aos aspectos materiais, como papel de impressão, formatos, acabamentos especiais, entre os quais o verniz brilhante ou fosco, o hot stamping, o alto-relevo e o baixo-relevo, os cortes especiais, entre outros”, reforça o designer gráfico, Everaldo Pereira.

Do ponto de vista da linguagem gráfica, a capa dialoga com as tendências visuais contemporâneas, porque pode ser comparada a um “idioma visual”, diferente em cada região, cada sociedade, e que vai modificando-se com o tempo. Por isso, reedições de uma mesma obra ao longo do tempo possuem capas que condizem graficamente com a época e o lugar em que foram impressas. 

“Ao longo do tempo, sempre que sou chamado para criar uma capa de livro, procuro ouvir atentamente os anseios de autores e editoras, procuro entender os desejos dos públicos da obra, para buscar traduzir em linguagem gráfica a essência do texto e despertar a curiosidade e a atenção daqueles que, assim como eu, encantam-se com o livro novo, prenúncio de novas descobertas e novos conhecimentos”, conclui o especialista.

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  • Data: 20/09/2022 08:09
  • Alterado:20/09/2022 20:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: IMT









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