SAE e Ministério da Defesa discutem setor cibernético no brasil
“O Setor Cibernético Brasileiro: Contexto Atual e Perspectivas” será o tema central do XIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE), a ser realizado entre os dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. Promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, o evento é resultado de uma parceria firmada com […]
- Data: 16/09/2013 16:09
- Alterado: 16/09/2013 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: SAE
Crédito:
“O Setor Cibernético Brasileiro: Contexto Atual e Perspectivas” será o tema central do XIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE), a ser realizado entre os dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. Promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, o evento é resultado de uma parceria firmada com o Ministério da Defesa e tem a colaboração da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
O objetivo do encontro é promover discussões para criar uma agenda voltada para o setor cibernético brasileiro, de interesse do Estado, e contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes para esse setor.
Esta edição do evento também irá analisar e debater a proposta da SAE, lançada em 2010, de criar um comitê gestor de atividades cibernéticas no Brasil. O projeto será apresentado pelo ministro-chefe interino da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, na abertura do evento.
Em seguida, o secretário-executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Hartmut Richard Glaser, fará uma exposição sobre a governança do setor cibernético no Brasil e no mundo.
O XIII ENEE contará ainda com cinco painéis, cada qual com debates conduzidos por palestrantes de diversas instituições relacionadas ao setor cibernético. Também participarão do evento representantes de institutos de pesquisa, agências e órgãos do governo.
Ao final da abertura do XIII ENEE, às 10h45, o ministro Marcelo Neri irá conceder entrevista coletiva.