Sabesp retira metade da população de Guarulhos do rodízio de água
Cerca de 700 mil pessoas passaram a ter abastecimento regular diário apenas um mês após a Companhia assumir os serviços
- Data: 31/01/2019 09:01
- Alterado: 31/01/2019 09:01
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Crédito:
Apenas um mês após ter assumido a operação do abastecimento de água de Guarulhos, a Sabesp já retirou aproximadamente metade da população do município do rodízio. São cerca de 700 mil pessoas de bairros como Bom Clima, Bosque Maia, Cocaia, Cidade Martins, Ponte Grande e Vila Galvão, beneficiadas por obras e melhorias operacionais. A Companhia prevê a eliminação total do rodízio até o final deste ano.
Além disso, já foram executados pela Sabesp mais de 3.500 serviços no município, como consertos de vazamentos e manutenções nos sistemas de água, que reduziram perdas, aumentaram a eficiência operacional e diminuíram a duração do rodízio em outras áreas. Um avanço que pôde ser obtido graças a uma união de esforços entre o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Guarulhos e a Sabesp.
Pacote de serviços
Outra iniciativa da Sabesp é oferecer um pacote de produtos e serviços destinados aos clientes comerciais e industriais da cidade, como contrato de fidelização, programa de recebimento de esgoto não doméstico e água de reúso. O contrato de fidelização faz parte do programa “Sabesp Soluções Ambientais”, que ajuda no combate ao desperdício, reduz custos e contribui com a preservação do meio ambiente.
Esse contrato proporciona economia aos grandes consumidores e, ainda, contribui para a proteção do meio ambiente, já que estimula o uso racional da água ao proporcionar melhor gestão de seus custos fixos. Com isso, a Sabesp oferece vantagens em relação ao preço, além de relacionamento diferenciado e garantia de entrega do produto.
O serviço de recebimento do esgoto não doméstico permite que as empresas deem a correta destinação destes resíduos que não podem receber o tratamento padrão por terem uma constituição diferente. Muitas vezes trazem produtos químicos danosos, resultados de processos industriais, e que precisam passar um tratamento mais complexo, sob pena de causar grande prejuízo ambiental se chegarem aos corpos d’água.
Já a água de reúso é um produto de menor qualidade que a água potável oferecida normalmente pela Sabesp. Ela é voltada para os chamados usos menos nobres, industriais, urbanos, de jardinagem e de limpeza de equipamentos e áreas específicos. Além de proporcionar redução de custo às empresas, por ser mais barata, a água de reúso também poupa a utilização da água potável, ajudando a preservar os mananciais.
A Sabesp realizou evento de apresentação do pacote de serviços a grandes consumidores de Guarulhos na última terça-feira, dia 29 de janeiro. O encontro contou com a presença do prefeito Guti e do Presidente da Sabesp, Benedito Braga, além de cerca de 400 representantes de empresas e indústrias de Guarulhos.