Sabesp promove live sobre educação ambiental nas comunidades do Novo Rio Pinheiros
Evento online acontece nesta quinta-feira, 29/4
- Data: 29/04/2021 16:04
- Alterado: 29/04/2021 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Transformar a realidade das pessoas, trazendo mais qualidade de vida para a população, é uma das metas do Novo Rio Pinheiros, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa à despoluição do rio até dezembro de 2022.
O trabalho de despoluição envolve agentes de áreas diversas. Para realizar as ligações de esgoto nas comunidades, é necessário antes um trabalho social de adesão, engajamento e educação ambiental. Para tratar desse tema, a Sabesp realiza nesta quinta-feira, 29/4, a live “Todos pelo Rio Pinheiros: Educação Ambiental nas Comunidades”, com a participação de Cacilene Sampaio, sócia-diretora da C2COM, que coordenou diversas ações entre os moradores das comunidades do entorno do Rio Pinheiros.
Transformação social
Alinhada com esse objetivo, a Sabesp, por meio da equipe socioambiental do Consórcio Rio-DBO – Alto Pirajuçara, identificou pontos viciados de lixo na região do Córrego Pirajuçara para passar por revitalização. Na área a Companhia executa obras para ampliar o saneamento à população e que vão contribuir para a melhoria da qualidade da água do Rio Pinheiros.
Um dos espaços escolhidos para a transformação fica na Rua Guido Meneghetti, no Jardim Mitsutani, distrito do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. Os trabalhos tiveram início com a limpeza do local, realizada pela empresa EcoSampa, que retirou entulhos e outros resíduos do ponto.
Para promover um novo ambiente, foram plantadas mudas ornamentais e muros e guias das calçadas ganharam pinturas artísticas. No plantio, foram reaproveitados pneus e lixeiras que, após a customização, viraram vasos. Além disso, um jardim vertical com “pallets” e garrafas PETs também foi instalado.
Durante a ação, alguns dos moradores estiveram presentes. A equipe socioambiental da Sabesp conversou com os presentes para sensibilizá-los em relação ao descarte correto dos resíduos e aos cuidados necessários após a revitalização. Shirley Santos Nascimento, 32 anos, moradora da rua, comprometeu-se a cuidar das mudas plantadas no local. “Minha filha desenha muito bem, vai adorar participar da próxima ação”, afirmou Shirley.
Novo Rio Pinheiros
A Sabesp investe ao todo R$ 1,7 bilhão no programa Novo Rio Pinheiros para conectar aproximadamente 533 mil imóveis à rede de esgoto, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do Rio Pinheiros em São Paulo, em Embu das Artes e em Taboão da Serra. Além de levar mais saúde para as pessoas e contribuir para a recuperação do meio ambiente, as obras da Sabesp no programa devem gerar 4,1 mil empregos. Até março de 2021, já foi possível coletar e enviar para tratamento do esgoto de 241 mil imóveis localizados na bacia do Pinheiros.
A despoluição de rios vai muito além do saneamento. Nesse sentido, é imprescindível o envolvimento de toda a sociedade para o descarte correto dos resíduos, conexão de seus imóveis à rede de esgotos e conscientização socioambiental.
Serviço:
Live: “Todos pelo Rio Pinheiros: Educação Ambiental nas Comunidades”, com
Cacilene Sampaio, sócia-diretora da C2COM
Quando: 29/4, às 15h
Onde: Ao vivo, nos canais digitais da Sabesp:
Twitter: /sabesp
LinkedIn: /company/sabespcia