Sabesp inaugura estação de tratamento de esgoto de Franco da Rocha
Governador Tarcísio de Freitas entregou nesta segunda o empreendimento, que vai beneficiar mais de 115 mil habitantes e melhorar a condição do rio Juqueri
- Data: 08/05/2023 18:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sabesp
Sabesp inaugura estação de tratamento de esgoto de Franco da Rocha
Crédito:Divulgação
A Sabesp inaugurou nesta segunda-feira (8/5), com a participação do governador Tarcísio de Freitas, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Franco da Rocha, que beneficiará mais de 115 mil habitantes. O empreendimento tem o objetivo de contribuir para a universalização do tratamento de esgoto no município, gerando mais qualidade de vida para a população, além de proporcionar a melhoria na condição ambiental do rio Juqueri, que desagua no rio Tietê. As obras tiveram investimento de R$ 40,3 milhões.
“Nós vamos continuar investindo em desassoreamento de rios e saneamento.Dos 375 municípios abrangidos pela Sabesp, cem ainda necessitam da universalização. Vamos caminhar no sentido de proporcionar a universalização dentro do prazo que foi estabelecido no marco do saneamento”, disse o governador. “Investir em saneamento significa investir em saúde”, acrescentou Tarcísio.
Tarcísio estava acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, da superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Mara Ramos, da diretora de Engenharia e Inovação da Sabesp, Paula Violante, e do diretor de Operação e Manutenção da Companhia, Roberval Tavares de Souza, além de outras autoridades do governo paulista, deputados, prefeitos e vereadores da região.
A ETE de Franco da Rocha vai tratar inicialmente uma média de 200 litros de efluentes por segundo, mas já está preparada para a universalização. Ou seja, para tratar 100% do esgoto. Sua pré-operação – fase inicial para testes e ajustes – já fez o índice de tratamento de esgoto de Franco da Rocha passar de zero para 40%. Com o início da operação, ele chegará a 65%. A ampliação da rede de coleta, em andamento, possibilitará que o tratamento chegue a 100%.
A nova ETE também vai beneficiar o município de Francisco Morato.
Considerando toda a área de influência da estação, mais de 40 bairros serão beneficiados. As obras fazem parte do Projeto Tietê.
Para o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, levar tratamento de esgoto à população de Franco da Rocha é um importante passo para a universalização. “A Sabesp está cumprindo com o nosso principal objetivo que é melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes. Além disso, ainda estamos dando uma importante contribuição para o meio ambiente deixando de jogar esgoto não tratado num afluente do Rio Tietê”, ressalta.
O processo de tratamento de esgoto é essencial para promoção da saúde da população, pois evita a contaminação e transmissão de doenças. Além das questões de saúde, o sistema de coleta e tratamento de esgoto também reduz a poluição dos córregos, rios e mares, com a preservação dos recursos hídricos e fontes de abastecimento de água.
MAIS AÇÕES
A Sabesp tem investido continuamente no saneamento básico de Franco da Rocha. Por meio do Programa Água Legal, por exemplo, que promove a instalação de sistemas seguros de abastecimento em comunidades em vulnerabilidade social, a Sabesp levou água tratada a cerca de 500 famílias em Franco da Rocha.
A Companhia ainda ampliou o sistema de abastecimento integrado com a duplicação da adutora Jaraguá-Perus-Caieiras e com interligações no sistema de distribuição de água de diversas regiões, incluindo Franco da Rocha. Com essa obra, a Sabesp pode garantir o abastecimento de água pelos próximos 20 anos em cinco cidades da região. Ao todo, cerca de 780 mil pessoas nessas localidades foram beneficiadas com a obra concluída em 2020.